quarta-feira, 15 de julho de 2020

Coronavírus pode ser transmitido pelo ar?

Coronavírus pode ser transmitido pelo ar?


Institutos de pesquisa já reconhecem a possibilidade de maior infecção em ambientes fechados


Revista Brasil
No AR em 15/07/2020 - 12:43



A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece que há um número crescente de estudos e testes que mostram que a transmissão do vírus da Covid-19 também ocorre por via aérea. A OMS admitiu essa possibilidade na primeira semana deste mês em entrevista coletiva, concedida na sede em Genebra. Para falar sobre esse risco, o Revista Brasil conversou com o patologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Paulo Saldiva.

A carta dos cientistas foi gerada, no início, por uma pesquisadora australiana e um americano, e depois submeteram essa carta à um colegiado de cientistas que publicam na área. O professor Paulo Saldiva faz parte desse colegiado.

 "Isso é uma contribuição de uma outra tribo de cientistas, que estudam a posição do ar e que conhecem bem sobre a dinâmica do aerossol atmosférico.O que está se mostrando é que um vírus por ser muito pequeno ele não fica só naquelas partículas visíveis. Ele pode também estar em partículas muito finas, que são muito leves e permanecem em suspensão por um tempo maior, e que para você se proteger tem de renovar o ar", explica o professor, que é o único brasileiro entre os 239 cientistas que assinam o texto.

Na entrevista, ele reconhece a possibilidade do coronavírus se acumular no ar em ambientes fechados. Sobre o risco real de transmissão, o professor adianta que estão sendo feitos estudos, no mundo inteiro, verificando se há um jeito de coletar essas partículas, de diferentes tamanhos, e vendo a presença do vírus nessas diferentes frações. Para ele, o único jeito de prevenção é renovar o ar desses ambientes fechados. 

Ouça a entrevista completa clicando aqui.

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.