quinta-feira, 30 de julho de 2020

Ferramenta mapeia trânsito de resíduos sólidos no Brasil

Ferramenta mapeia trânsito de resíduos sólidos no Brasil

A cada ano, país gera 79 milhões de toneladas de resíduos e descarta 42 milhões de maneira irregular

Revista Brasil
No AR em 14/07/2020 - 14:08

Na corrida contra os lixões, a Associação Brasileira de Empresas de Resíduos e Efluentes (Abetre) e Ministério do Meio Ambiente lançaram recentemente o Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR). A ferramenta digital mapeia o trânsito de resíduos sólidos do país. É a primeira vez que o Brasil adotará um sistema eficiente de mapeamento.
Para falar mais sobre essa ferramenta, o Revista Brasil desta terça-feira (14) conversou com o presidente da Abetre, Luiz Gonzaga.

Acompanhe a entrevista completa clicando aqui.

Segundo ele, o sistema começou em 2019 quando já dispunham de um programa on-line que fazia a rastreabilidade do ponto onde o resíduo é gerado até o seu destino adequado. Então, o que melhora com a obrigatoriedade através da portaria do Ministério?
A partir daí, ele garante que todas as empresas que geram resíduos em estabelecimentos públicos e outros passarão, a partir de 1º de janeiro de 2021, a informar toda a condução dessas 79 milhões de toneladas, anual, que geramos no país. E quanto aos lixões clandestinos?
De acordo com Luiz Gonzaga, o Brasil tem atualmente 3.257 lixões. Infelizmente, segundo ele, isso se deve muito às autoridades locais que postergam o assunto.
Na entrevista, ele comentou também a expectativa para a sanção presidencial ao Marco Regulatório do Saneamento, previsto para esta quarta-feira (15).

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.