terça-feira, 21 de julho de 2020

Fiocruz desenvolve aparelho totalmente nacional para tratamento do ar em UTIs

Fiocruz desenvolve aparelho totalmente nacional para tratamento do ar em UTIs

Solimar Luz

19/07/2020 - 08h03 Rio de Janeiro

A Fundação Oswaldo Cruz, órgão vinculado ao Ministério da Saúde, desenvolveu um aparelho capaz de tratar o ar em UTIs, Unidades de Terapia Intensiva.

O sistema emergencial, desenvolvido em apenas 10 dias, propõe uma solução de baixo custo para reduzir os riscos de infecção em ambiente hospitalar.

O engenheiro mecânico Bruno Perazzo liderou o projeto. Ele ressalta que a ideia surgiu devido à crise sanitária causada pela Covid-19.

O aparelho foi desenvolvido a partir de componentes básicos de fabricação nacional e produção em série. E fornece ar tratado compatível para cada leito de UTI ou para cada 15 metros quadrados de Centro de Terapia Intensivo (CTI), como explica o engenheiro.

Segundo Perazzo, o objetivo agora é viabilizar a produção do aparelho, buscando parcerias com empresas, para ajudar no desenvolvimento do protótipo.

Segundo a coordenadora de Gestão Tecnológica da Fiocruz, Carla Maia Einsiedler, dez empresas já manifestaram interesse em investir no projeto, firmando uma parceria capaz de garantir o fornecimento do aparelho para o Sistema Único de Saúde (SUS).

A coordenadora ressalta que a parceria entre pesquisadores da fundação, universidades e empresas, vai ajudar a transformar essas invenções em produtos e serviços para a saúde pública brasileira.

A Fiocruz se destaca na formação e na qualificação de recursos humanos para o SUS e para a área de ciência e tecnologia no Brasil.

Na fundação, são executados projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, que produzem conhecimento para o controle de doenças.

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.