segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Atualizações sobre o Programa Integrado de Acesso Digital e Apoio às Atividades Remotas

Atualizações sobre o Programa Integrado de Acesso Digital e Apoio às Atividades Remotas

SCS
11 set 2020


A Universidade Federal Fluminense (UFF) promoveu a abertura de uma série de editais visando contribuir com o acesso e inclusão digital dos estudantes em situação de vulnerabilidade social. Após o processo de candidatura dos estudantes e análise documental, 100% dos estudantes que solicitaram apoio ao acesso digital foram contemplados nos editais e a Universidade realizou o pagamento do Auxílio Digital para 1.290 estudantes que foram contemplados na primeira rodada dos editais. 

Em relação ao edital de oferta de chips e modems para acesso à internet, fomos surpreendidos com o atraso na entrega dos equipamentos pela empresa contratada para prestação do serviço. Visando minimizar o impacto deste atraso sobre o acesso dos estudantes às aulas remotas, a Universidade oferecerá, neste primeiro mês, um auxílio financeiro para estes estudantes. Quanto aos chromebooks, 200 equipamentos serão entregues para as unidades fora de sede na segunda-feira, dia 14 de setembro. Os demais laptops chegarão no dia 23 deste mês.

O balanço da primeira rodada dos editais do Programa Integrado de Acesso Digital e Apoio às Atividades Remotas demonstra que 1.290 estudantes foram contemplados com auxílio financeiro, 392 com chromebooks e 112 com chips/modems. Todas as solicitações de bolsas do primeiro edital já foram atendidas, enquanto que as de equipamentos estão em detalhes finais de entrega pelas empresas contratadas em licitação.

A pandemia da COVID-19 trouxe sérios impactos para a aquisição de insumos e equipamentos de tecnologia de informação e comunicação para atender às demandas de atividades à distância em todo o país. Todas as universidades públicas do Brasil estão engajadas na busca de soluções para as limitações de acesso e inclusão digital dos estudantes, porém, a alta demanda, a urgência, alterações na logística e transporte de produtos, visando a segurança das pessoas, afetaram o cumprimento do planejamento realizado para aquisição de tais produtos. 

Durante a pandemia de COVID-19, muitas empresas têm tido dificuldades de funcionamento que impossibilitaram o cumprimento dos prazos. A UFF está tomando todas as medidas administrativas para agilizar o processo o máximo possível e contemplar os aprovados. Além disso, em breve serão divulgadas as informações detalhadas sobre os 561 discentes aprovados na segunda rodada dos editais. 

Diante disso, a Prograd orienta às Coordenações de Curso, Chefias de Departamento e docentes, sobretudo neste início de semestre, a priorização de atividades assíncronas, a disponibilização de material didático das aulas síncronas e a adequação das atividades para os estudantes que temporariamente não tiverem o acesso digital pelos motivos expostos.

Outrossim, informamos que a logística de distribuição dos equipamentos nos polos do interior e em Niterói foi planejada para garantir a segurança e agilidade do processo. Os estudantes contemplados serão contatados individualmente para o recebimento destes equipamentos.

Por fim, os contratos das bibliotecas digitais de livros didáticos foram assinados hoje pelo Reitor, dia 11 de setembro. Então, o ambiente digital será configurado para a Universidade e a previsão de liberação do acesso é para a semana do dia 23 de setembro. Os livros paradidáticos e didáticos disponibilizados gratuitamente pela EDUFF já estão acessíveis em: http://www.eduff.uff.br/index.php/biblioteca-livre

Fonte: UFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.