sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Brasil ganha 4 posições no Índice Global de Inovação

Brasil ganha 4 posições no Índice Global de Inovação

Ranking é medido pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual 

Bianca Paiva - Brasília
2 Setembro, 2020 - 13:30

O Brasil ocupa a posição de número 62 entre os 131 países que compõem o ranking do Índice Global de Inovação, divulgado nesta quarta-feira (2).

O país avançou quatro colocações em relação ao ano passado. Em primeiro lugar, aparece a Suíça, seguida pela Suécia e Estados Unidos.

Essa melhora do Brasil na classificação, segundo o índice, é resultado da queda de outros países. Para o presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Braga de Andrade, a inovação brasileira evoluiu em alguns indicadores, mas está aquém das potencialidades do país, que possui uma das maiores economias do mundo.

Na comparação com as 37 nações da América Latina e Caribe que fazem parte do Índice Global de Inovação, o Brasil está na quarta colocação. Fica atrás do Chile, México e Costa Rica.

Os dados apontam também que o Brasil está entre as primeiras 10 economias de renda média no critério qualidade da inovação. O país também se destaca na produção de artigos científicos e técnicos de alto nível e em matéria de patentes.

O relatório avaliou ainda que a pandemia do novo coronavírus está afetando o avanço da inovação mundial, porém estimulando mais as ações inovadoras em alguns setores, especialmente o da saúde.

O Índice Global de Inovação é calculado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual e divulgado desde 2007. A Confederação Nacional da Indústria é parceira na produção e divulgação no Brasil.

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.