sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Detecção de fosfina em Vênus pode indicar presença de vida no planeta

Detecção de fosfina em Vênus pode indicar presença de vida no planeta

Anúncio foi feito nesta segunda por equipe internacional de astrônomos 

Adrielen Alves - Brasília
14 Setembro, 2020 - 12:01
© ESO/Nasa/Direitos Reservados®

Se tem uma resposta que a humanidade busca é se estamos sós no Universo!

E se existe vida fora da Terra, como ela seria?

Os extremófilos – aqueles microrganismos capazes de resistir a condições extremas - são os mais cotados.

As respostas podem vir, então, do nosso planeta vizinho: Vênus!

Um grupo de astrônomos anunciou nesta segunda-feira (14) que as nuvens que envolvem o planeta Vênus abrigam uma molécula rara chamada fosfina.

Também conhecida como hidreto de fósforo (PH3), na Terra, esta substância só é liberada – de forma industrial ou pela ação de micróbios que vivem em ambientes sem oxigênio.

Em outras palavras, a descoberta pode apontar para detecção de vida “aérea'' extraterrestre, destaca o ESO - Observatório Europeu do Sul.

O estudo, publicado hoje na revista Nature Astronomy, foi feito em parceria com pesquisadores do Reino Unido, Estados Unidos e Japão.

O primeiro indício da fosfina foi captado em imagens feitas pelo Telescópio James Clerk Maxwell, operado pelo Observatório do Leste Asiático no Havaí.

Daí, veio o passo dois. Confirmar a existência das moléculas que são indicativas de vida. Então, foram usadas 45 antenas do Alma, instalação astronômica no Chile, com um telescópio bem mais sensível, e do qual o ESO é parceiro.

E,os pesquisadores concluíram que esta partícula existe sim em pequenas concentrações na atmosfera de Vênus, cerca de 20 moléculas em cada bilhão.

Com base em cálculos, descartaram que a quantidade observada seria decorrente de processos não biológicos naturais no planeta – como a luz solar, vulcões e relâmpagos, por exemplo.

Eliminada esta possível fonte, os cientistas consideram, então, a possibilidade de um tipo de vida aérea extraterrestre.

De acordo com a equipe, na Terra, sabe-se que as bactérias expelem a fosfina ao retirar fosfato de minerais ou de material biológico, acrescentando hidrogênio.

E segundo o estudo, qualquer organismo no planeta vizinho provavelmente será muito diferente dos primos terrestres, mas eles também podem ser, sim, a fonte deste biomarcador.

Os estudos não páram por aí. A equipe internacional acredita que esta descoberta é bastante significativa, mas reconhece que para confirmar a presença de “vida” é ainda necessário muito trabalho.

Principalmente para achar solução para uma incógnita: a sobrevivência de micróbios nas nuvens ácidas - com cerca de 90% de ácido sulfúrico

Isso é o que repercute o astrofísico e pesquisador do Observatório Nacional, Marcelo Borges.

O Observatório Europeu do Sul aposta nas pesquisas envolvendo Vênus e outros planetas rochosos fora do nosso sistema solar para possíveis pistas sobre a produção da fosfina e claro, sobre indícios de vida fora da Terra.

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.