sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Pesquisa da UFF prevê fim da primeira onda de COVID-19 em outubro

Pesquisa da UFF prevê fim da primeira onda de COVID-19 em outubro

Assessoria de I...
17 set 2020
Crédito da fotografia: Unsplash

Com a reabertura, nos últimos dois meses, do comércio, assim como dos bares e restaurantes dos maiores centros econômicos do país, os brasileiros voltaram às ruas antes esvaziadas em razão da pandemia de coronavírus. Muitos deles, no entanto, sem adotar as medidas básicas de segurança, amplamente divulgadas pela Organização Mundial de Saúde, como o uso de máscaras e a prática de distanciamento social. Mesmo com esses descuidos, vem chamando atenção a redução crescente do número de ocupação de leitos em hospitais públicos e privados de todo o país por coronavírus, fato que vem sendo cotidianamente noticiado nos meios de comunicação, assim como também nos últimos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde.

Segundo estudo recente do professor do Departamento de Estatística da UFF, Márcio Watanabe, intitulado “Detecção precoce da sazonalidade e predição de segundas ondas na pandemia da COVID-19”, o fenômeno de redução do número de casos de infecção por coronavírus no Brasil pode ser em grande parte explicado por um padrão de sazonalidade da transmissão.

A pesquisa, iniciada em abril de 2020, se desenvolveu com base em uma análise de dados epidemiológicos de mais de 50 países de todo o mundo. “Utilizando técnicas estatísticas para analisar os dados dessa pandemia e da pandemia de H1N1, em 2009, foi mostrado que há evidências suficientes desde o final de abril que comprovam que a COVID-19 segue o mesmo padrão sazonal”.

O pesquisador participou do comitê de monitoramento para a pandemia na Prefeitura Municipal de Niterói, juntamente com outros professores da UFF, e com a participação do reitor Antonio Cláudio Nóbrega. Na ocasião, deu assessoria técnica-científica para auxiliar nas tomadas de decisão por parte do prefeito e do secretário de saúde, analisando dados e elaborando boletins epidemiológicos e de planejamento para uma reabertura segura do comércio. Segundo Márcio, “a transmissão se intensifica no outono e inverno e diminui de intensidade na primavera e verão. Isso auxilia os gestores públicos a se programarem para as novas ondas da pandemia que virão”, explica.

A vacinação é fundamental para a prevenção até mesmo de enfermidades em relação às quais a maior parte da população já tem alguma imunidade. Ela será fundamental, caso esteja disponível, para evitarmos uma segunda onda em abril e maio de 2021, evitando novos infectados, mortes e a necessidade do retorno das medidas de isolamento social", Márcio Watanabe.

De acordo com o professor, o termo “ondas epidêmicas” é uma maneira de denominar a ocorrência de um grande surto da enfermidade, em que há uma quantidade considerável de infectados, dentro de um período limitado de tempo. “Em um surto da epidemia, o número de doentes confirmados sobe diariamente até atingir um pico e depois desce até haver poucos casos. Quando visualizamos isso em um gráfico, ele se parece com o formato de uma onda ou uma montanha. E quando olhamos o total de casos de uma determinada doença infecciosa em um período maior de alguns anos, observamos ondas (surtos epidêmicos) que se sucedem”, esclarece.

O estudo desenvolvido por Márcio aponta que, passados os meses de crescimento da quantidade de casos e de pico da pandemia no país, a tendência agora é de decréscimo da curva. “A queda irá se intensificar no término desse mês e a partir do final de outubro prevejo que o país terá poucos casos da doença se comparado ao número atual. Mesmo sem vacinação, devido à sazonalidade o número de casos permanecerá baixo de novembro a fevereiro”, enfatiza.

Para o especialista, o Brasil ainda não saiu da primeira onda. Apesar disso, segundo ele, a previsão é de haver uma forte queda na quantidade de casos ao longo dos meses de setembro e outubro, o que também ocorrerá na maioria dos países do hemisfério sul. Na ocasião, haverá, então, o “fim” da primeira onda de COVID-19 no país. Paralelamente, acontecerá uma segunda onda na maioria dos países europeus e asiáticos.

Márcio Watanabe afirma ainda que uma eventual segunda onda generalizada seria muito menor do que a anterior. “De acordo com a pesquisa, ela atingiria menos cidades e teria um número de incidência bem inferior. E somente ocorreria partir de março/abril do ano que vem, com a proximidade do outono, assim como é comum a outras doenças respiratórias, em que os surtos ocorrem de abril a julho. Provavelmente, teríamos pequenas ondas de COVID-19 todos os anos nesse período”.

Nesse momento, segundo o docente, as perspectivas são otimistas, tendo em vista a possibilidade de a vacina já estar disponível antes de março do ano que vem. Apesar disso, ele ressalta a extrema importância de se manterem os cuidados preventivos em relação à doença, principalmente enquanto o total de casos ainda for expressivo. Ele explica que, mesmo com a sazonalidade, é possível haver em alguns locais pequenos surtos isolados durante a primavera e verão, o que reforça a necessidade de cautela por parte da população.

“A vacinação é fundamental para a prevenção até mesmo de enfermidades em relação às quais a maior parte da população já tem alguma imunidade. Ela será fundamental, caso esteja disponível, para evitarmos uma segunda onda em abril e maio de 2021, evitando novos infectados, mortes e a necessidade do retorno das medidas de isolamento social. É muito provável que a vacina de COVID-19 entre para o calendário anual de idosos e crianças, assim como a da gripe”, esclarece o professor da UFF.

De acordo com o reitor Antonio Cláudio, “este trabalho de monitoramento e projeção dos indicadores da pandemia, realizado pelos pesquisadores dos Instituto de Matemática e Estatística, sob a coordenação do professor Márcio Watanabe, é fundamental para a tomada de decisão de um gestor público; neste caso, para a Prefeitura Municipal de Niterói. Vivemos um cenário incerto e de grandes desafios, inclusive para a ciência. Não existem fórmulas prontas nem verdades absolutas; os dados se acumulam e se modificam a cada dia. Em momentos assim, é preciso trabalhar com serenidade, base científica e resiliência. Niterói tem sido um exemplo na luta contra a pandemia e nós temos atuado como colaboradores que vêm fornecendo elementos da ciência para a decisão soberana do gestor. Seguimos com nosso compromisso de fornecer dados, pesquisas e ciência em prol da sociedade”, conclui.

Fonte: UFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.