terça-feira, 8 de setembro de 2020

Pesquisadores desenvolvem máscara com produto que mata o coronavírus

Pesquisadores desenvolvem máscara com produto que mata o coronavírus

Grupo da UnB estuda também uma luva que pode ser embebida em álcool 

Beatriz Evaristo - Brasília
24/08/2020 - 14:29 

Desde o início da pandemia, especialistas têm recomendado o uso de máscaras como prevenção contra a Covid-19. Durante esse período, surgiram diferentes tipos, que vão do improviso aos mais tecnológicos. No caso dos modelos em tecido, a recomendação é que a troca ocorra a cada duas horas ou se estiverem úmidas.

Mas, como seria se fosse possível usar uma máscara umedecida com um produto capaz de destruir o novo coronavírus? Essa é a ideia de um grupo de pesquisa da Universidade de Brasília (UnB), como explica o coordenador do projeto, Floriano Pastore, que é professor do Instituto de Química.

Não se trata de um equipamento de proteção individual para ambiente hospitalar. O professor explica que os cientistas trabalham no desenvolvimento de uma máscara de baixo custo e fácil de usar no dia a dia pelo cidadão comum.

Floriano Pastore acrescenta ainda que a pesquisa está em fase de testes. A equipe conta com seis pesquisadores. Além das máscaras úmidas, existe um projeto paralelo para a produção de um tipo de luva de tecido que também pode ser embebida em álcool, detergente e um sal quaternário de amônio, usado em hospitais.

A proposta é que, tanto a máscara quanto a luva, possam ser lavadas e esterilizadas com ferro de passar comum.
Edição: Lana Cristina

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.