quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Brasil faz plano de criar mais pontos de descarte do lixo eletrônico

Brasil faz plano de criar mais pontos de descarte do lixo eletrônico

Meta do governo é chegar a 5 mil pontos em 5 anos em todo o país 

Kariane Costa - Brasília
14 Outubro, 2020 - 09:48

Descartar o lixo eletrônico corretamente nem sempre é uma tarefa fácil. Em todo o Brasil, faltam pontos de coleta. O advogado Claudio Henrique Costa, de 54 anos, sabe bem disso. Ele conta que há 10 anos tem o hábito de dar o destino certo a eletro-eletrônicos que não funcionam mais, principalmente pilhas.

Lixo eletrônico compreende pilhas, baterias, computadores velhos, e todo tipo de aparelho que não funciona mais. Eles devem ser descartados corretamente, porque possuem metais pesados que acabam impactando no meio ambiente e na saúde da população. Podem contaminar os solos ou poluir águas.

Não há dados sobre a quantidade gerada de lixo de material eletrônicos descartados no Brasil, segundo o Ministério do Meio Ambiente. Hoje existem apenas 242 pontos de coleta, mas a meta do governo é chegar a cinco mil pontos em cinco anos em todo o país, investindo em logística reversa. É o que afirma André França, secretário de qualidade ambiental do ministério do meio ambiente.

Logística reversa é o procedimento que permite retornar ao fabricante um produto, após seu consumo, para que esse garanta um descarte correto.

Nesta quarta-feira (14) é celebrado o Dia Mundial do Lixo Eletrônico. Um dia para a conscientização da importância em separar todos os eletroeletrônicos que não estão mais em uso e descartá-los corretamente.
Edição: Joana Lima

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.