quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Exoesqueleto pode aumentar movimento de pessoas acometidas por AVC

Exoesqueleto pode aumentar movimento de pessoas acometidas por AVC

Equipamento foi projetado por pesquisadores da USP campus São Carlos 

Beatriz Evaristo - Brasília
1 Dezembro, 2020

Entre as sequelas neurológicas deixadas por um Acidente Vascular Cerebral (AVC) pode estar a dificuldade de locomoção. E, nesses casos, para se recuperar, além de apoio psicológico, vem o desafio da reabilitação física. É aí que entra uma inovação tecnológica desenvolvida no campus São Carlos da Universidade de São Paulo (USP).

Trata-se do exoesqueleto robótico, um equipamento que é acoplado aos membros inferiores. De acordo com o professor Adriano Siqueira da Escola de Engenharia de São Carlos, nas articulações, existem sensores que enviam informações sobre a amplitude dos movimentos do paciente.

A vantagem desse exoesqueleto está nessa capacidade de detectar onde há maior necessidade de suporte para caminhar levando a uma recuperação mais rápida e eficiente.

O equipamento em si já está pronto mas, por enquanto, os testes ainda estão sendo realizados em pessoas sem deficiência motora como explica o pesquisador.

O projeto envolve uma equipe multidisciplinar com pesquisadores do Brasil e do exterior. Além do tratamento após o AVC, o equipamento pode vir a ser utilizado no caso de lesão medular incompleta e outras deficiências motoras que ocorrem em consequência de doenças como mal de Parkinson e esclerose múltipla.

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.