terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Imunidade de rebanho pode exigir vacinação de 90% da população

Imunidade de rebanho pode exigir vacinação de 90% da população

André Luiz Dias Gonçalves
29/12/2020

Imagem: Pixabay

Qual parcela da população deve adquirir resistência ao novo coronavírus para que um país alcance a imunidade de rebanho, dificultando a transmissão do Sars-CoV-2? No início da pandemia, estimava-se ser necessário ter entre 60% e 70% dos cidadãos imunizados, mas essa estimativa vem aumentando nos últimos meses.

Em entrevista ao The New York Times na quinta-feira (24), o imunologista Anthony S. Fauci, um dos maiores especialistas em doenças infecciosas dos Estados Unidos, afirmou que pode ser preciso vacinar cerca de 90% da população para alcançar a imunidade coletiva e, assim, a sociedade voltar à vida normal.

Nos primeiros meses da crise de saúde, Fauci foi um dos cientistas que previram taxas de imunização mais baixas. No entanto, o conselheiro do governo americano tem aumentado gradativamente suas estimativas: em novembro, elas passaram a ficar entre 70% e 75% , mas, no início de dezembro, aumentaram para mais de 80%.

Anthony Fauci ao lado de Donald Trump.Fonte: Wikimedia Commons 

Um dos motivos que fizeram o especialista mudar de ideia foi a descoberta de novas cepas do agente causador da covid-19, identificadas no Reino Unido e na África do Sul, entre outros lugares, mostrando-se com uma maior capacidade de transmissão. O grande número de americanos afirmando que não pretende se vacinar (em torno de 20%), apontado por pesquisas recentes, também colaborou para isso.

Nível próximo ao do sarampo
O novo índice de imunidade de rebanho para frear a transmissão da covid-19 apontado pelo imunologista (que aconselha as ações de Donald Trump em resposta à pandemia) é de aproximadamente 90%. Esta é quase comparável ao necessário para erradicar o sarampo, uma das doenças mais contagiosas do mundo.

Causado por um vírus que pode permanecer horas no ar, além de flutuar através de qualquer abertura e infectar pessoas em outros locais, o sarampo só deixa de ser transmitido quando 95% ou mais das pessoas estiverem imunizadas, de acordo com estudos de surtos em dormitórios estudantis e quartéis militares.

A vacinação é uma das formas de atingir a imunidade coletiva.Fonte: Pixabay 

Apesar do aumento da faixa de imunidade coletiva para a covid-19, Fauci garantiu que o novo coronavírus não apresenta a mesma taxa de transmissão do vírus do sarampo. “Eu apostaria minha casa que a covid-19 não é tão contagiosa quanto o sarampo”, ele afirmou.

É importante ressaltar que essa imunidade da população pode ser atingida tanto por meio de um programa de vacinação eficiente quanto pelo contato direto com o vírus. Nesse último caso, a infecção leva ao desenvolvimento de anticorpos, porém pode resultar em um grande número de mortes.

O que dizem outros especialistas
Outros especialistas concordam com as novas estimativas de Fauci em relação à taxa de imunidade coletiva, mas destacam que qualquer previsão sobre o Sars-CoV-2 é apenas “suposição”, devido ao pouco tempo de estudo da doença.

Para o epidemiologista Marc Lipsitch, da Escola de Saúde Pública de Harvard, inúmeros fatores podem influenciar nesse tipo de cálculo, por exemplo, diferentemente da medição feita em rebanhos reais, nas quais há um controle total sobre os animais confinados. Ele também diz acreditar que não é preciso zerar a transmissão para voltar à normalidade e mencionou outras doenças.

Já a diretora de imunização da Organização Mundial da Saúde (OMS), Katherine O’Brien, recusou-se a fazer estimativas, além de comentar que o índice de imunidade coletiva varia de um lugar para outro. “Devíamos dizer que simplesmente não sabemos. E não será um número mundial ou mesmo nacional. Vai depender da comunidade onde você vive”, ela afirmou.


Fonte: Tecmundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.