quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Recomendações para o tratamento de documentos produzidos em plataformas acadêmicas digitais na UFF

Recomendações para o tratamento de documentos produzidos em plataformas acadêmicas digitais na UFF

SCS
22 DEZ 2020

A Superintendência de Documentação, por meio da Comissão permanente de avaliação de documentos disponibilizou recomendações para o tratamento de documentos produzidos em plataformas acadêmicas digitais na UFF. Confira abaixo o conteúdo:

A pandemia do novo coronavírus intensificou a produção de documentos em meio digital na UFF. A atividade de ensino da UFF precisou se adaptar a este momento e, consequentemente, os documentos de arquivo passaram por mudanças no que diz respeito à sua produção.
Dessa forma, a proposta a seguir tem o objetivo de minimizar as perdas dos registros das atividades acadêmicas produzidos em plataformas digitais (provas, trabalho, notas, frequência, etc.) realizados no período do trabalho remoto. Ressalta-se, portanto, que não é a solução definitiva do problema e que o envolvimento de todos é essencial para a gestão de documentos da UFF.
Recomendamos consultar a Resolução nº 156/2020 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx), do dia 12 de junho de 2020, para maiores esclarecimentos acerca da execução de atividades acadêmicas emergenciais.
Recomendamos que os docentes continuem a registrar suas atividades e não se esqueçam de datá-los e assiná-los.
Recomendamos que os registros relacionados às atividades acadêmicas em plataformas digitais sejam compartilhados com os setores competentes.
Recomendamos que os documentos digitais não sejam eliminados até que sejam cumpridos os prazos de guarda e destinação legalmente estabelecidos.
Recomendamos utilizar preferencialmente as plataformas Google Classroom ou Moodle como recurso digital para viabilizar as atividades acadêmicas.
Recomendamos criar novas salas de aula virtuais a cada semestre, mantendo as anteriores ativas até que as informações nelas contidas sejam migradas para outras formas de registro.

Outras informações sobre Educação e Tecnologias Digitais na UFF estão disponíveis em: https://cutt.ly/JhSz4Ld

Documento aprovado em Reunião Extraordinária da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos da Universidade Federal Fluminense (CPAD/UFF) em 14 de dezembro de 2020.

CAMILLA FERNANDES DE AQUINO (CAR/SDC), Arquivista, SIAPE nº 2870033
Presidente da CPAD/UFF

Membros:
DENIZE LAUREANO ROCHA (CAR/SDC), Arquivista, SIAPE nº 2424964
GISELE DA CRUZ G. GONZAGA (GPCA/PROAD), Téc. em Arquivo, SIAPE nº 2883628
IVANA P. T. SIMÕES (DCCD/DAE/PROGRAD), Téc. em Arquivo, SIAPE nº 1465370
JULIANA LEONICIO SALES DE OLIVEIRA (CAR/SDC), Arquivista, SIAPE nº 3138764
KENEA DOS SANTOS RODRIGUES (CAR/SDC), Arquivista, SIAPE nº 2731011
LEONARDO DE MELO SILVA (CAR/SDC), Arquivista, SIAPE nº 1968696
SILVIA DE ARAUJO COUTINHO (GPCA/AD), Arquivista, SIAPE nº 1692880

Fonte: UFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.