terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Folder mostra como recuperar ou renovar pastagens degradadas no Cerrado

Folder mostra como recuperar ou renovar pastagens degradadas no Cerrado

Breno Lobato (MTb 9417-MG) / Embrapa Cerrados
09/02/2021

A Embrapa oferece de forma on-line informações práticas sobre como enfrentar o problema da degradação de pastagens no Bioma Cerrado. Já está disponível para download gratuito o folder “Estratégias para recuperação e renovação de pastagens degradadas no Cerrado”. A publicação apresenta as principais estratégias de recuperação e de renovação de pastagens degradadas conforme o potencial produtivo da área e do estágio de degradação atual das pastagens. O arquivo foi editorado para ser impresso e dobrado em papel com tamanho de 46 cm x 64 cm para melhor manuseio.

A produção do conteúdo teve a participação de pesquisadores da Embrapa Cerrados (DF) e da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS). Além de fornecer informações importantes para técnicos e produtores rurais sobre o tema, o folder é uma demanda do projeto Paisagens Rurais, que está apoiando 4 mil propriedades rurais do Bioma Cerrado em ações de gestão ambiental produtiva.

“Reunimos conhecimentos acumulados ao longo dos anos por renomados pesquisadores em um guia prático de campo e também material de consulta para auxiliar a tomada de decisão na recuperação ou renovação de pastagens degradadas”, explica Luiz Adriano Cordeiro, pesquisador da Embrapa Cerrados e coordenador do trabalho.

O folder caracteriza a situação atual e, ao mesmo tempo, recomenda estratégias de restabelecimento produtivo das pastagens no Cerrado. Foram utilizadas cores relacionadas à situação de momento e à complexidade das estratégias de restabelecimento da capacidade produtiva das pastagens. Assim, a cor verde indica situação atual mais favorável, a cor amarela requer alguma atenção e a cor vermelha indica gravidade do cenário, maior complexidade e altos custos para a intervenção.

São apresentadas diversas alternativas de recuperação e de renovação de pastagens com perda de vigor, em degradação ou já degradadas, tanto de forma direta como indireta (por meio de Integração Lavoura-Pecuária). O folder também orienta sobre práticas associadas, o manejo do pastejo e a escolha da espécie ou cultivar forrageira, apresentando aspectos comparativos entre forrageiras dos gêneros Brachiaria e Panicum.

Além do detalhamento das estratégias, das principais recomendações técnicas e das operações para a recuperação e a renovação de pastagens degradadas conforme o nível de degradação, são apontados os resultados potenciais esperados, como as expectativas de produção animal (corte e leite), bem como custos operacionais, além de outras informações relevantes.


Fonte: Embrapa Cerrados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.