segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Pesquisadora desenvolve espuma dental que combate as aftas

Pesquisadora desenvolve espuma dental que combate as aftas

No estudo, Alessandra Estevam usou óleos essenciais do alecrim pimenta

Beatriz Evaristo - Brasília
25 Janeiro 2021

Lesões em partes da boca podem provocar grande incômodo. Tratar esses machucados é importante porque eles podem prejudicar a higienização da boca, a mastigação, a deglutição e, até mesmo, a fala. Na Universidade Federal da Paraíba, a pesquisadora Alessandra Estevam desenvolveu durante o doutorado uma espuma dental antibacteriana e antifúngica que pode ser usada na prevenção e no tratamento da estomatite aftosa, que são as aftas mais comuns, e também da mucosite oral, que é uma inflamação da superfície da mucosa e atinge quase 100% dos pacientes com câncer de cabeça e pescoço.

Sonora: “A forma farmacêutica espuma foi desenvolvida para facilitar a aplicação do produto sobre as lesões da cavidade bucal devido ser uma formulação de consistência leve e apresentar uma textura aerada, favorecendo assim a aplicação e a adesão ao tratamento.”

Para desenvolver a espuma dental, a pesquisadora Alessandra Estevam usou óleos essenciais, como o Lippia sidoides Cham, conhecido popularmente como alecrim pimenta.

Sonora: “A utilização de plantas medicinais apresentam diversas vantagens, quando comparada aos tratamentos convencionais, pois apresentam menor incidência de efeitos colaterais, uma toxicidade relativa diminuída e de baixo-custo. Além disso, podem ser uma alternativa aos antissépticos, aos antimicrobianos sintéticos e aos medicamentos convencionais pois podem evitar o desenvolvimento da resistência bacteriana que é algo muito preocupante nos dias de hoje.”

Até o momento, já foi realizada a fase um dos testes clínicos. Mas não puderam avançar por causa da pandemia. Assim que possível, a espuma dental será testada com pacientes oncológicos de um hospital em João Pessoa, capital paraibana.

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.