segunda-feira, 8 de março de 2021

Em tempos de pandemia, hortas caseiras fazem sucesso

Em tempos de pandemia, hortas caseiras fazem sucesso

Com mais tempo em casa é possível produzir os próprios alimentos

Thiago Pimenta - Rio de Janeiro
6 Março, 2021 

© TV Brasil

Enquanto alguns dizem querer alimentação mais saudável, outros aproveitaram o tempo maior em casa, devido à pandemia, para começar a produzir o próprio alimento. As vantagens de se ter uma pequena horta são muitas: alimentos livres de agrotóxicos, hobby, paisagismo, economizar nas compras e até mesmo produzir menos lixo. O autônomo Rogério Barros Júnior é uma dessas pessoas. Em uma pequena horta ele iniciou a plantação de temperos.

Consumir o que se planta não é um privilégio para poucos. Existem várias opções que dão certo em casa mesmo: legumes, verduras, temperos. Não é preciso muito para começar. Basta ter espaço, pequeno ou grande, onde bata sol. daí é só providenciar vaso, jardineira, terra, ferramenta e um regador. Se o espaço é pequeno, a horta ainda pode ser vertical, como explica o diretor de planejamento da Isla Sementes, Andrei Santos

Ter uma horta é uma oportunidade para investir também em uma forma mais sustentável de administrar o lixo. Em vez de descartar em diversas sacolas plásticas, é possível apostar na compostagem como estratégia de obter adubo para a própria hortinha.

Na compostagem, os microorganismos transformam os resíduos orgânicos em adubo por decomposição. Duas técnicas podem ser utilizadas e nenhuma delas produz mau cheiro. A primeira é ter um minhocário e a outra opção é fazer o próprio vaso compostor com matéria seca. Ele é feito de camadas assim como uma lasanha. O especialista em gestão de resíduos sólidos, Rafael Zarvos explica o processo.

E para quem vai começar a própria horta, a dica dos especialistas é apostar em opções os temperos como manjericão, alecrim, pimenta, orégano, salsa, rúcula ou coentro. No mais, é aproveitar os benefícios de uma alimentação saudável e o melhor, ao alcance das mãos.

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.