quarta-feira, 24 de março de 2021

Fiocruz sugere restrição de atividades e máscara em 80% da população

Fiocruz sugere restrição de atividades e máscara em 80% da população

Recomendação pode reduzir 40% da transmissão no país

Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro
24/03/2021

Os pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz sugerem a adoção de medidas rígidas para o bloqueio da transmissão da doença em todos os estados, capitais e municípios que se encontram na zona de alerta crítico. A recomendação está em mais uma edição extraordinária do Boletim do Observatório Covid-19.

As principais sugestões da Fiocruz são a restrição das atividades não-essenciais por cerca de 14 dias, para redução de aproximadamente 40% da transmissão, e o uso obrigatório de máscaras por pelo menos 80% da população.

O documento divulgado nessa terça-feira (23), destaca ainda o agravamento do cenário nacional, que apresenta números extremamente altos de casos de mortes diárias por covid-19, a permanência da tendência de aceleração da transmissão vírus e o quadro muito crítico das taxas de ocupação de leitos de UTI covid-19 no Sistema Único de Saúde em todo o Brasil.

Nesta semana o Grupo Multidisciplinar para Enfrentamento da Covid-19, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, emitiu nota em que também pontua a necessidade da adoção de medidas urgentes para reverter a escalada nacional de infecções e mortes pelo coronavírus no país.

O pesquisador da UFRJ e integrante do grupo, Guilherme Travassos, alerta que somente a vacinação em massa para todos os grupos vai frear a evolução da pandemia, mas enquanto isso não acontece é preciso intensificar as medidas de isolamento social.

Segundo os pesquisadores, nas duas últimas semanas foi observado no Centro de Triagem e Diagnóstico para Covid-19 da UFRJ um aumento significativo do número de testes positivos em relação às duas semanas anteriores, o que, segundo eles, representa risco de aumento da transmissibilidade e, consequentemente, um potencial de explosão de casos nas próximas semanas.

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.