Inpe divulga imagens surpreendentes feitas pelo satélite Amazônia 1; veja
Primeiro satélite totalmente brasileiro está em fase de manobras e deve ficar totalmente operacional em maio
Laura Pancini
11/03/2021
Foto registrada pelo satélite Amazônia 1 da região metropolitana de São Paulo (Inpe/Divulgação)
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou nesta quarta-feira (10) imagens diretamente do Amazônia 1, primeiro satélite completamente brasileiro.
Lançado na madrugada de 28 de fevereiro, às 1h54, o Amazônia 1 é o primeiro satélite de observação da Terra completamente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil, apesar de seu lançamento ter sido na Índia, mais especificamente no Centro de Lançamento Sriharikota.
Ele foi a primeira construção feita a partir da Plataforma Multimissão (PMM), estrutura desenvolvida pelo Inpe que possibilita a adaptação aos propósitos de diferentes missões e consequentemente reduz custos de projetos espaciais.
Seu intuito é fornecer imagens para monitoramento ambiental e da agricultura por todo o país, além da observação da região costeira, reservatórios de água, desastres ambientais e outras aplicações. Seus dados ficarão disponíveis para a comunidade científica, órgãos governamentais e qualquer pessoa que tenha interesse em entender melhor o nosso planeta Terra.
De acordo com nota divulgada pelo Inpe, o satélite ficará na fase de manobras para colocar o satélite em sua órbita nominal até a próxima segunda-feira (15). Depois, a fase de comissionamento da câmera WFI irá começar e deve seguir por dois meses para avaliar a qualidade radiométrica e geométrica das imagens.
"Todos os ajustes necessários nos parâmetros de configuração do processamento serão feitos nesse período com o objetivo de gerar produtos de imagens com a melhor qualidade possível", escreveu o órgão em nota. Após essa fase, o satélite Amazona 1 será oficialmente operacional e suas fotos estarão disponíveis pelo catálogo de imagens do Inpe.
Veja as primeiras fotos divulgadas do Amazônia 1:
Reserva Nacional de Vida Silvestre Amazónica Manuripi-Heath, na Bolívia (Inpe/Divulgação)
Município de Ibotirama, na Bahia, ao lado do Rio São Francisco (Inpe/Divulgação)
Reservatório de Sobradinho, Rio São Francisco e seu entorno (Inpe/Divulgação)
Região metropolitana do Rio de Janeiro e seu entorno (Inpe/Divulgação)
A região metropolitana de São Paulo e seu entorno (Inpe/Divulgação)
Fonte: EXAME
Comentários
Postar um comentário
Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.