quinta-feira, 11 de março de 2021

Inpe divulga imagens surpreendentes feitas pelo satélite Amazônia 1; veja

Inpe divulga imagens surpreendentes feitas pelo satélite Amazônia 1; veja

Primeiro satélite totalmente brasileiro está em fase de manobras e deve ficar totalmente operacional em maio

Laura Pancini
11/03/2021

Foto registrada pelo satélite Amazônia 1 da região metropolitana de São Paulo (Inpe/Divulgação)

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou nesta quarta-feira (10) imagens diretamente do Amazônia 1, primeiro satélite completamente brasileiro.

Lançado na madrugada de 28 de fevereiro, às 1h54, o Amazônia 1 é o primeiro satélite de observação da Terra completamente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil, apesar de seu lançamento ter sido na Índia, mais especificamente no Centro de Lançamento Sriharikota.

Ele foi a primeira construção feita a partir da Plataforma Multimissão (PMM), estrutura desenvolvida pelo Inpe que possibilita a adaptação aos propósitos de diferentes missões e consequentemente reduz custos de projetos espaciais.

Seu intuito é fornecer imagens para monitoramento ambiental e da agricultura por todo o país, além da observação da região costeira, reservatórios de água, desastres ambientais e outras aplicações. Seus dados ficarão disponíveis para a comunidade científica, órgãos governamentais e qualquer pessoa que tenha interesse em entender melhor o nosso planeta Terra.

De acordo com nota divulgada pelo Inpe, o satélite ficará na fase de manobras para colocar o satélite em sua órbita nominal até a próxima segunda-feira (15). Depois, a fase de comissionamento da câmera WFI irá começar e deve seguir por dois meses para avaliar a qualidade radiométrica e geométrica das imagens.

"Todos os ajustes necessários nos parâmetros de configuração do processamento serão feitos nesse período com o objetivo de gerar produtos de imagens com a melhor qualidade possível", escreveu o órgão em nota. Após essa fase, o satélite Amazona 1 será oficialmente operacional e suas fotos estarão disponíveis pelo catálogo de imagens do Inpe.

Veja as primeiras fotos divulgadas do Amazônia 1:
Reserva Nacional de Vida Silvestre Amazónica Manuripi-Heath, na Bolívia (Inpe/Divulgação)

Município de Ibotirama, na Bahia, ao lado do Rio São Francisco (Inpe/Divulgação)

Reservatório de Sobradinho, Rio São Francisco e seu entorno (Inpe/Divulgação)

Região metropolitana do Rio de Janeiro e seu entorno (Inpe/Divulgação)

A região metropolitana de São Paulo e seu entorno (Inpe/Divulgação)

Fonte: EXAME

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.