quarta-feira, 3 de março de 2021

Suecos criam as primeiras torres para energia eólica de madeira

Suecos criam as primeiras torres para energia eólica de madeira

Thiago Simões
03/03/2021

Imagem: Modvion

Pesquisadores do Centro Sueco de Tecnologia em Energia Eólica estão desenvolvendo a primeira torre eólica feita totalmente de madeira. Estima-se que o processo irá diminuir os custos de produção e favorecer o meio ambiente.

O projeto é uma parceria das empresas Modvion e Moelven Toreboda, que tem como objetivo testar a novidade até o fim de 2021, na ilha sueca de Bjorko. As torres serão feitas de "madeira engenheirada". Este tipo de material é processado industrialmente e passa por otimização de desempenho.

Mais baratas, fortes e sustentáveis
Segundo Otto Lundman, CEO da Modvion, a madeira utilizada no processo é mais resistente do que o aço, e os custos de produção muito menores. "Ao construir em madeira, também reduzimos as emissões de dióxido de carbono na fabricação e, em vez disso, armazenamos dióxido de carbono no projeto", completou.

Torres eólicas sendo construídas com madeira engenheiradaFonte: Modvion

Depois da madeira transparente, a engenheirada é a nova moda no ramo de construção civil. Com ela, será possível utilizar materiais menos nobres para a realização de todo o processo. A vantagem é utilizar árvores de crescimento rápido, como pinus. Desta forma, caso as empresas possuam um bom plano de reflorestamento, o desmatamento não ocorrerá.


Fonte: Tecmundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.