sexta-feira, 5 de março de 2021

Todos os campi e unidades da UFF do interior do Rio de Janeiro terão internet de alta velocidade

Todos os campi e unidades da UFF do interior do Rio de Janeiro terão internet de alta velocidade

SCS
04 MAR 2021

Por meio da adesão ao Programa Veredas Novas, a UFF implementará novas redes de fibra óptica, passando a velocidade média de conexão nas unidades de Cachoeira de Macacu e Iguaba Grande para 100 MB/s. A previsão de entrega da rede é dia 08 de abril. Com isso, todas as unidades fora de sede da UFF no estado do Rio de Janeiro estarão conectadas com internet de alta velocidade.

Essa ação faz parte do projeto Veredas Novas da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que visa melhorar a conexão dos campi interiorizados das IFES. A RNP já custeia os enlaces das nossas outras unidades interiorizadas, com exceção de Oriximiná e Petrópolis, que está conectada direto à Rede Metropolitana de Petrópolis (RMP).

A conexão via fibra óptica já está em pleno funcionamento em nove cidades: Niterói, Rio das Ostras, Volta Redonda, Angra dos Reis, Macaé, Santo Antônio de Pádua, Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo e Petrópolis.

De acordo com o reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, a implementação da conexão de alta velocidade em Cachoeira de Macacu e Iguaba Grande completa um ciclo importante de investimentos na infraestrutura digital dos campi do interior do estado do Rio de Janeiro.

- “Este é mais um resultado de parcerias institucionais, neste caso, UFF e RNP realizando uma ação concreta de consolidação e qualificação do processo de interiorização da UFF. Temos grandes projetos em andamento para essas unidades. A internet em alta velocidade é um salto de qualidade tecnológico e contribui para promover o desenvolvimento científico, ao mesmo tempo em que confere maior agilidade na gestão. Por exemplo, a rede proverá ainda mais agilidade à unidade gestora plena que implementamos com a comunidade local das quatro unidades do sul do Estado, três em Volta Redonda e Angra, e que funcionou em alto nível já no ano de estreia. Entramos num ciclo novo da academia e dos relacionamentos humanos em que a internet se tornará ainda mais fundamental e a conexão de alta velocidade nos campi fora de sede é um grande avanço”, comemorou o reitor.

Segundo o superintendente de Tecnologia da Informação da UFF, Helcio de Almeida Rocha, a iniciativa cria maior integração entre os campi da UFF por meio dos recursos tecnológicos disponíveis, como maior velocidade para transferência de dados e de conexão em vídeo conferências.

“Teremos maior agilidade em prover os dados e serviços em virtude do meio de transmissão ser em fibra óptica. A instalação traz melhorias para toda a comunidade universitária, como suporte para maior número de acessos simultâneos e melhor experiência em compartilhar dados, mais agilidade no carregamento de páginas e para subir dados para a web”, explica Helcio Rocha.

Para a diretora da Faculdade de Veterinária, Leila Gatti Sobreiro, a implementação de internet nos campi Fazenda Escola Cachoeiras de Macacu e Núcleo Experimental de Iguaba Grande “traz um enorme benefício para a qualidade do trabalho executado pelos servidores desses campi, aumenta a interação com a sede e com setores da Universidade e agrega conforto ao trabalho diário. Excelente iniciativa, tão esperada”, celebrou.

O acesso é irrestrito a todos os usuários devidamente vinculados à UFF. A conexão pode ser feita tanto por rede de cabos quanto pela rede sem fio (Eduroam).

Veredas Novas
O programa Veredas Novas é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). Ele tem como objetivo conectar, em alta velocidade, todos os campi de universidades e institutos tecnológicos públicos no interior do país.

Fonte: UFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.