sexta-feira, 26 de março de 2021

UFF é contemplada em edital conjunto Capes/Faperj com recursos e bolsas de pós-graduação

UFF é contemplada em edital conjunto Capes/Faperj com recursos e bolsas de pós-graduação

SCS
25 MAR 2021

Nove Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF) foram contemplados no Edital CAPES/FAPERJ de Apoio aos Programas de Pós-graduação Emergentes e em Consolidação no Rio de Janeiro. Cada um receberá até quatro bolsas de mestrado e doutorado da CAPES e da FAPERJ. O edital contemplou ainda cada uma das instituições envolvidas com uma bolsa de pós-doutoramento e recursos para custeio.

As propostas foram construídas em conjunto com Instituições de Ensino Superior do Rio de Janeiro (Frente Rio) e englobam programas emergentes que desenvolvem pesquisas em torno de temáticas estratégicas para o desenvolvimento regional.

O reitor da UFF, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, celebrou a seleção dos programas no edital, considerando que são recursos extras que ajudarão a complementar as atividades acadêmicas durante um período de severa crise econômica. “Ficamos muito felizes com esse sucesso que representa a excelência da comunidade e as ações de gestão. Por exemplo, tivemos uma contribuição pró-ativa através da PROPPI para reorganizar coletivamente a demanda interna para se enquadrar nas quatro linhas de financiamento propostas pelo edital como áreas chave para o desenvolvimento do Rio de Janeiro. A UFF foi atendida de modo significativo, o que reflete a qualidade acadêmica de excelência de nossos programas e o bom trabalho de apoio estratégico administrativo”, afirmou.

Dois blocos temáticos foram aprovados. O Bloco 1 (Ciência e Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente) que contribui para o fortalecimento da ciência e da tecnologia para o enfrentamento das questões relativas à saúde e ao meio-ambiente no contexto regional. E o Bloco 2 (Indústria Criativa e Desenvolvimento Cultural) que contribui para o desenvolvimento sócio-cultural no plano regional por meio do fortalecimento da indústria criativa e da produção intelectual e artística. No primeiro, foram seis PPGs da UFF entre os 13 participantes do estado do Rio de Janeiro e no Bloco 2 foram três aprovados entre os 12 contemplados.

Para a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, Andrea Latgé, o resultado consolidou um trabalho parceiro das instituições envolvidas que se preocuparam em distribuir as oportunidades entre programas de várias regiões do estado.

-“A PROPPI vem realizando um trabalho de acompanhamento individualizado junto aos seus Programas de Pós-graduação na certeza de trocar boas experiências e consolidar cada vez mais os cursos ainda emergentes. Com a ajuda da Gestão, foi possível lançar editais de fomento à pesquisa (FOPESQ 2020), construir ações de internacionalização em parceria com a Superintendência de Relações Internacionais, e aumentar a interdisciplinaridade entre os diferentes programas através de propostas novas como, por exemplo, o recente Projeto Saber Comum, também realizado em parceria com algumas Instituições do Rio de Janeiro e a ALERJ. Acreditamos que a oferta dessas bolsas de pós-graduação venha cumprir um papel importante na formação humana de qualidade, atividade que a UFF se destaca, ampliando as oportunidades dos nossos jovens pesquisadores, que tanto podem contribuir na geração de conhecimentos inovadores que promovam uma sociedade mais justa e melhor.”

Foram selecionados no Bloco 1 os PPGs: Odontologia (Niterói), Ciências Biomédicas, Desenvolvimento Regional, Meio Ambiente e Políticas Públicas (Campos dos Goytacazes), Geografia (Campos dos Goytacazes), Tecnologia Ambiental e Ciências da Nutrição. Já no Bloco 2: Cinema e Audiovisual, Mídia e Cotidiano e, por fim, Cultura e Territorialidades.

Fonte: UFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.