sexta-feira, 21 de maio de 2021

Cientistas apontam o risco do surgimento de uma nova pandemia na Rússia

Cientistas apontam o risco do surgimento de uma nova pandemia na Rússia

Matheus Barros
21/05/2021

Os pesquisadores chineses, Weifeng Shi e George Gao, publicaram um artigo na revista científica Science que aponta o risco do surgimento de uma nova pandemia na Rússia. A suspeita surgiu após sete trabalhadores rurais serem diagnosticados com a cepa H5N8 do vírus da gripe aviária e se tornarem o primeiro caso identificado em humanos.

Segundo o Medical Xpress, os pesquisadores afirmam que o vírus é muito preocupante pela facilidade e rapidez na transmissão, o que pode transformá-lo em pandemia. A cepa foi detectada pela primeira vez em um pato na China em 2010 e, em 2014, se espalhou por surtos no Japão e na Coreia do Sul. Em 2016 a doença já tinha se espalhado em diversos países da Europa e até nos Estados Unidos, e até 2020 cerca de 46 países registraram surtos da doença.

Cientistas apontam o risco do surgimento de uma nova pandemia na Rússia.
Imagem: Shutterstock

Segundo a pesquisa, os trabalhadores da Rússia que foram infectados pelo vírus não apresentaram qualquer sintoma e, até o momento, não havia indicações da possibilidade de um humano infectar outro. Porém, depois da primeira infecção cruzada, o vírus pode se mutar facilmente e atingir outras vítimas.

Shi e Gao apontaram que o medo de uma nova pandemia é real e que o vírus em questão possui uma alta taxa de letalidade. Eles usaram como exemplo a testagem nos trabalhadores rurais que só aconteceu após a morte de 101 mil galinhas.

Apesar de assustador, os pesquisadores pontuaram que ainda não é tarde para controlar e impedir uma nova pandemia. Shi e Gao alertaram para importância da vigilância em mercados vivos, aves selvagens e fazendas. Além da implementação de medidas padrão para o controle de infecção, disponibilizando às empresas farmacêuticas a possibilidade de já trabalhar em vacinas contra o vírus em questão.

More information: Emerging H5N8 avian influenza viruses, Science  21 May 2021: Vol. 372, Issue 6544, pp. 784-786. DOI: 10.1126/science.abg6302 ,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.