quinta-feira, 6 de maio de 2021

Lançado Antene-se, um movimento para implementar a tecnologia 5G

Lançado Antene-se, um movimento para implementar a tecnologia 5G

Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
04/05/2021

A tecnologia 5G está chegando e, para ficar disponível a todos e em todo o país, será preciso 10 vezes mais antenas do que aquelas usadas nas redes até 4G, que permitiram a popularização dos celulares. Para preparar a sociedade para este cenário, foi lançado nesta terça-feira o Movimento Antene-se.

Luciano Stutz, da Abrintel, a Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações. aponta que a proposta do movimento Antene-se é modificar as leis municipais sobre antenas, para elas ficarem alinhadas à Lei Geral de Antenas, de 2015, e desburocratizar o licenciamento dessas instalações junto às prefeituras.

Segundo o ministro das Comunicações, Fábio Faria, o leilão da 5G, que pode acontecer em julho, vai permitir a inclusão digital de boa parte da sociedade, principalmente a população mais carente. Mas para essa tecnologia chegar a todo o país, será preciso muito mais antenas, tanto nas grandes cidades como nos locais mais distantes e pouco povoados.

Em uma carta aberta à sociedade, o movimento Antene-se argumenta que a falta de inclusão digital afeta milhões de brasileiros que ainda não estão conectados à internet. Essas pessoas estão prejudicadas no acesso ao ensino a distância, à telemedicina, ao trabalho remoto, pagamentos digitais e tantas outras ferramentas que a internet permite.

O Movimento Antene-se tem uma página no Facebook, para quem quiser mais informações.
Edição: Beatriz Arcoverde

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.