segunda-feira, 10 de maio de 2021

Pesquisadoras da UFF participam da criação da Rede de Brasileiras Mulheres Cientistas

Pesquisadoras da UFF participam da criação da Rede de Brasileiras Mulheres Cientistas

SCS
07 MAI 2021

A pandemia do novo coronavírus impactou de forma mais intensa a vida das mulheres, conforme apontam diversos estudos: o aumento da carga de trabalho, com o acúmulo das atividades domésticas e cuidado com os filhos; aumento da violência de gênero; muitas tiveram que abandonar seus empregos; dentre outras questões que assolam especialmente as mulheres em situação de maior vulnerabilidade, como mulheres negras, pobres e periféricas. Dentre as mulheres cientistas, os efeitos são sentidos especialmente no que diz respeito à produção acadêmica: há uma visível queda de produtividade em um ambiente onde já há sub-representação, diminuindo ainda mais a possibilidade de equidade em todas as esferas de uma sociedade dominada pelo patriarcalismo.

Considerando a situação dramática que se impõe, mulheres cientistas de diversas áreas e universidades, que conta com mais de 20 pesquisadoras da UFF, se uniram para atuar em defesa das mulheres a partir de uma perspectiva que busca a atenção para a condição das mulheres brasileiras na pandemia. A primeira ação da Rede Brasileira de Mulheres Cientistas foi o lançamento de uma carta (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdsG1C3bJv2nHz-ve6f_tVUrya42z-8...), assinada por mais de 1000 cientistas, com propostas de atuação, visando possibilitar o debate público sob uma abordagem integrada em torno das necessidades cotidianas das mulheres.

Além disso, também lançou um site (https://mulherescientistas.org/ ) por meio do qual mulheres cientistas podem colaborar com o relatório que será produzido para subsidiar os debates da CPI da COVID. Por fim, há também um canal do YouTube (https://www.youtube.com/channel/UC4xUugBFS8aRTKU7OJocWIQ) para garantir acesso aos e divulgação dos debates.

Fonte: UFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.