quarta-feira, 12 de maio de 2021

Universo: Há 60 anos um americano chegou ao espaço e avistou a Terra

Universo: Há 60 anos um americano chegou ao espaço e avistou a Terra

Alan Shepard foi ao espaço logo após o lançamento de Yuri Gagarin

Beatriz Evaristo - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
05/05/2021 

O globo terrestre em preto e branco. Mas, ainda assim uma “bela vista”. Foi o que o primeiro americano enviado ao espaço conseguiu ver, há 60 anos, em 5 de maio de 1961. Os soviéticos já tinham realizado uma missão tripulada em abril daquele ano, mas os Estados Unidos souberam aproveitar melhor que os pioneiros o poder midiático.

O lançamento do voo espacial humano Mercury Redstone 3 foi transmitido pela televisão e atraiu a atenção de milhões de pessoas. 23 dias depois do russo Yuri Gagarin dar uma volta na órbita do planeta Terra, a Nasa enviou ao espaço o norte-americano Alan Shepard, de 37 anos.

A missão Freedom 7 deixou a estação de Cabo Canaveral, na Flórida, às 9h34. A cápsula alcançou uma altitude de mais de 180 mil quilômetros da superfície terrestre. O voo durou apenas 15 minutos e 22 segundos. Tempo bem menor que a viagem dos russos que foi de 1h48.

A missão inaugural do programa de voo espacial humano da agência americana não chegou a passear pela órbita da Terra mas permitiu que o astronauta pudesse ficar aproximadamente cinco minutos na ausência de gravidade. Na prática, não foi possível flutuar dentro da espaçonave, não só pelo breve período, mas também por estar bem preso ao assento por questões de segurança.

A viagem do primeiro americano ao espaço foi considerada um sucesso. O programa Mercury realizou mais cinco lançamentos até 1963 com mais de 53 horas de voo. Depois disso, a Nasa investiu em outros projetos.

Depois da missão pioneira dos russos no espaço, mais de 500 pessoas, entre homens e mulheres, já tiveram a oportunidade de sair da Terra. Até então, as missões têm sido realizadas com caráter científico e tecnológico. A primeira viagem com turistas está prevista para o final deste ano.
Edição: Sheily Noleto/ Beatriz Arcoverde

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.