quarta-feira, 9 de junho de 2021

IBGE atualiza banco de dados de informações ambientais

IBGE atualiza banco de dados de informações ambientais

Ligia Souto - Rádio Nacional - Rio de Janeiro
28/05/2021

O IBGE lançou nesta sexta-feira (28) uma atualização do Banco de Dados de Informações Ambientais. Criada em 2018, a plataforma traz o mapeamento de todo o Brasil no que se refere à rochas, relevo, tipos de solo e vegetação.

De acordo com a gerente geral de Meio Ambiente do IBGE, Maria Luisa Pimenta, a versão atual conta com novos dados de análise dos solos e funcionalidades, que pretendem facilitar a interpretação das informações geoespaciais ambientais.

Entre as novidades, o sistema agora traz um nível de detalhamento das rochas, ou subprovíncias estruturais, que inclui dados além do tempo geológico. Isso permite, ainda segundo a gerente, aprofundar o conhecimento sobre a origem das formações rochosas do território brasileiro.

Ainda segundo o IBGE, o banco de dados foi atualizado para a versão mais recente do Sistema Brasileiro de Classificação dos Solos. As ferramentas aperfeiçoadas na plataforma possibilitam a navegação por temas e seus diferentes níveis de classificação; a realização de consultas espaciais por estados, municípios e biomas; a exportação de bases de dados e estatísticas; além de disponibilizar um dicionário de conceitos dos termos técnicos e siglas.
Edição: Raquel Rodrigues / L Pedrosa

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.