Novo produto pode substituir óleo de palma na indústria, aponta tese
Óleo da polpa do tucumã foi estudado em pesquisa na UFRJ
Fabiana Sampaio, da Rádio Nacional - Brasília
16/06/2021
Uma pesquisa de doutorado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) revelou o potencial do óleo da polpa do tucumã como alternativa ao tradicional óleo de palma, o mais utilizado no mundo em produtos alimentícios industrializados e que tem provocado a destruição de florestas tropicais.
Pouco explorado pela agroindústria brasileira, o tucumã é uma espécie nativa da Amazônia que apresenta alta concentração de gorduras tanto na polpa quanto na semente.
A doutoranda do programa de Pós-Graduação de Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos da UFRJ, responsável pela pesquisa, Maria Fernanda dos Santos, explica que a exploração do tucumã acontece de forma sustentável.
Segundo a pesquisadora, os resultados foram obtidos a partir do fracionamento do óleo da polpa do tucumã.
Ainda de acordo com Maria Fernanda dos Santos a pesquisa mostrou que, além da sustentabilidade o óleo de tucumã também tem propriedades nutricionais melhores que a do óleo de palma.
Novos estudos com o tucumã ainda estão em andamento no laboratório de Lipídios e Derivados da Escola de Química da UFRJ como o de blends, mistura do óleo da polpa com a gordura da semente, também para uso da indústria alimentícia.
Edição: Sheily Noleto e Luiz Claudio Ferreira
Fonte: EBC
Comentários
Postar um comentário
Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.