Perfis propagadores de desinformação são removidos de redes sociais
Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
21/06/2021
Desde o começo do ano, as plataformas de redes sociais passaram a bloquear ou até mesmo remover perfis apontados como propagadores de desinformação e discurso de ódio. Entre eles o do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Agora, perfis considerados influenciadores de opinião estão perdendo milhares de seguidores. De acordo com as plataformas, são perfis inautênticos, normalmente operados por robôs.
A pesquisadora em Democracia e Tecnologia no Instituto Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro, Thayane Guimarães, destaca o que são esses perfis.
Tanto o Facebook quanto o Twitter e o YouTube alegam que esse tipo de perfil viola as regras de conduta nas redes sociais. E que os usuários podem recorrer da decisão.
O professor de Direito e Regulação da Informação da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro, Nicolo Zingales, destaca os riscos que as contas inautênticas representam para cada pessoa e para a sociedade, em geral.
Nem toda conta operada por robô é inautêntica. O que faz a conta ser classificada dessa forma é ela funcionar sem transparência, fazendo outros usuários pensarem que é uma pessoa real.
Edição: Bianca Paiva/Edgard Matsuki
Fonte: EBC
Comentários
Postar um comentário
Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.