Pesquisadores produzem hidrocarvão a partir de casca de pinhão
Casca representa 20% do pinhão
Beatriz Evaristo - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
31/05/2021 - 11:48
A semente da Araucária, o pinhão, pode ser consumida cozida, assada ou usada como ingrediente em outras receitas. Já a casca, que representa 20% do pinhão, geralmente, é jogada fora. Mas, esse resíduo da agroindústria pode ter um destino sustentável.
Pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná, produziram um hidrocarvão a partir da casca do pinhão, como explica o professor Andrelson Wellington Rinaldi, chefe do Departamento de Química.
Segundo o professor, a partir do material in natura é obtida a biomassa, que é triturada para chegar a um tamanho específico. Em seguida, é feita a produção do hidrocarvão. Ainda de acordo com Andrelson, a superfície do pinhão apresenta grupos funcionais que interagem com o Bisfenol.
O Bisfenol A, também conhecido pela sigla BPA, está presente em embalagens de plástico. Partículas dessa substância podem contaminar a água e os alimentos. No organismo humano, o BPA pode provocar câncer, problemas hormonais e cardíacos. O pesquisador Andrelson Rinaldi destaca como o hidrocarvão produzido à base de casca de pinhão pode ser aplicado na prática e proteger a saúde das pessoas no caso do BPA presente na água.
O próximo passo da pesquisa é finalizar o pedido de patente e colocar o produto no mercado.
Edição: Jéssica Gonçalves/ Renata Batista
Fonte: EBC
Comentários
Postar um comentário
Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.