terça-feira, 15 de junho de 2021

Primeiro satélite do mundo feito de madeira será lançado este ano

Primeiro satélite do mundo feito de madeira será lançado este ano

Gabriel Sérvio 
15/06/2021

O satélite em formato de um cubo de madeira, que mede 10 cm x 10 cm e possui cerca de 1 kg, foi batizado como WISA Woodsat. Projetado pela empresa finlandesa Arctic Astronautics, ele utiliza um revestimento de compensado em seus painéis de proteção. A meta da missão, que vai contar com o apoio da Agência Espacial Europeia, é testar como a madeira se comporta e a sua durabilidade quando exposta às condições extremas do espaço.

O dispositivo vai contar com duas câmeras, uma será acoplada em uma espécie de bastão para selfies, o que vai possibilitar que a equipe da missão observe em tempo real como o compensado se comporta com o passar do tempo.

Segundo o engenheiro-chefe do projeto, Samuli Nymanm, a madeira utilizada no satélite é a mesma encontrada nas lojas: “A principal diferença é que o compensado comum é muito úmido para o espaço, então colocamos nossa madeira em uma câmara térmica de vácuo para secá-la. Em seguida, também adicionamos uma camada fina de óxido de alumínio”.

Pois bem, segundo Nymanm, a camada de óxido de alumínio ajudará a evitar que a madeira libere gás no espaço, além de proteger sua superfície contra a exposição ao chamado oxigênio atômico corrosivo, que está presente em parte da atmosfera terrestre. Esse oxigênio, que foi descoberto pela Nasa após danificar as mantas térmicas das primeiras missões do ônibus espacial, provavelmente escurecerá os painéis de madeira. O satélite, no entanto, deve sobreviver mesmo em ambientes extremos.

Além das câmeras, o Woodstat também carregará um conjunto de sensores para monitorar a pressão a bordo e também fará um experimento com um novo tipo de plástico condutivo impresso em 3D, o que pode abrir caminho para o uso de impressão de cabos de energia e dados diretamente no espaço.

O satélite será lançado no foguete Electron da empresa norte-americana Rocket Lab em novembro deste ano.

Fonte: Space

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.