sexta-feira, 9 de julho de 2021

Covid: estudo da UFPel vai analisar diferentes respostas de anticorpos

Covid: estudo da UFPel vai analisar diferentes respostas de anticorpos


Serão testadas 500 pessoas da cidade de Pelotas

Maíra Heinen* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
08/07/2021

Um estudo inédito no país vai dar mais pistas sobre a imunidade de quem já teve contato com o coronavírus ou já foi vacinado.

Desde o ano passado a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) vem realizando a pesquisa chamada Epicovid19-BR. O diferencial dessa nova etapa é que os pesquisadores querem revelar partes diferentes do sistema imune, medindo no conjunto de anticorpos qual a proporção dessas moléculas é capaz de neutralizar a ação do vírus.

O professor Odir Dellagostin, chefe do Laboratório de Vacinologia do Centro de Biotecnologia da Universidade de Pelotas, explica que agora o estudo é um pouco mais aprimorado, e mede as variadas respostas que os anticorpos podem ter.

Os resultados dessa nova fase devem sair em cerca de quatro semanas. E os dados podem ajudar gestores a tomarem as melhores decisões para combater o vírus.

A metodologia é a mesma das outras fases do estudo. Serão testadas 500 pessoas nesse fim de semana. Haverá aplicação de questionário e coleta de sangue. A participação será apenas entre moradores da cidade de Pelotas.
* Com a produção de Daniel Lima.
Edição: Leila Santos/ Renata Batista

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.