quinta-feira, 15 de julho de 2021

Estudo sugere que erro pode invalidar 40 anos de pesquisas de materiais

Estudo sugere que erro pode invalidar 40 anos de pesquisas de materiais


A técnica de análise de materiais teria um erro em potencial que não foi corrigido ao longo dos anos

Lucas Agrela
06/07/2021

Grzegorz Greczynski: pesquisador é um dos autores do estudo (Thor Balkhed/Divulgação)

Um novo estudo feito por pesquisadores da Suécia sugere que um erro de calibração pode invalidar as pesquisas sobre materiais publicadas nos últimos 40 anos.

O erro seria no uso do aparelho de espectroscopia de fotoelétrons, utilizado para determinar a composição química de materiais. Mais de 12 mil estudos por ano são publicados com o uso dessa técnica.

Segundo o novo estudo, a técnica, conhecida como XPS, tem um erro em potencial que já fora alvo de críticas nos anos 1970 e 1980, mas nunca foi corrigido. A calibração usada poderia levar a grandes distorções em pesquisas sobre materiais.

A análise foi publicada por Grzegorz Greczynski e Lars Hultman, dois pesquisadores da Universidade de Linkoping que têm dezenas de estudos publicados sobre o tema e milhares de citações, segundo dados do Google Scholar.

"Nossos experimentos mostram que o método de calibração mais popular leva a resultados absurdos e o uso dele deve, portanto, ser encerrado. Existem alternativas que podem dar uma calibração mais confiável, mas estas são mais exigentes do usuário e alguns precisam de refinamento. No entanto, também é muito importante encorajar as pessoas a criticarem os métodos estabelecidos em discussões de laboratório, no departamento de desenvolvimento e em seminários", diz, em nota, Greczynski. O estudo foi publicado na renomada revista científica Nature.

Fonte: EXAME

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.