quinta-feira, 22 de julho de 2021

Internacionalização: UFF oferece curso inovador sobre desafios globais contemporâneos

Internacionalização: UFF oferece curso inovador sobre desafios globais contemporâneos


Assessoria de I...
20 JUL 2021

Crédito da fotografia:
Unsplash

Os dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) compõem um plano de ação global que visa promover um mundo socialmente integrado. Abrangem questões de relevância cruciais para a humanidade e para o planeta, buscando estabelecer a igualdade e os direitos humanos. Esses propósitos são integrados e indivisíveis, equilibrando três dimensões da sustentabilidade: a econômica, a social e a ambiental. Os 193 países membros assumem a responsabilidade de contribuir para o alcance dos ODS até o ano de 2030.

Na Universidade Federal Fluminense, um novo curso idealizado pela Superintendência de Relações Internacionais (SRI) propõe debater os ODS, com ênfase em desigualdades. O Minor em Desafios Globais da Universidade Federal Fluminense pretende unir alunos e professores de diversas nacionalidades para discutir os desafios que o mundo enfrenta na atualidade. A modalidade “Minor” é uma complementação acadêmica gratuita, cujo objetivo é oferecer um acréscimo à formação principal do estudante, ampliando seus conhecimentos, habilidades e suas oportunidades de atuação profissional.

O reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega destaca que a UFF tem construído cada vez mais projetos integrados dentro dos setores. “A Universidade tem evoluído para uma instituição cada vez mais integral e menos fragmentada na nossa gestão. O Minor representa muito bem uma dessas ações, coordenada pela Superintendência de Relações Internacionais, mas que envolve vários setores e vem apresentar mais um movimento de responsabilidade social e compromisso com o desenvolvimento sustentável global”.

A superintendente de Relações Internacionais, professora Lívia Reis, explica que o curso é fruto do amadurecimento do trabalho de internacionalização da universidade e visa dar aos estudantes uma formação complementar dividida em três eixos temáticos: espaço e ecologia política; geopolítica, leis e direito; e culturas, identidades e linguagens. “Será oferecido para graduandos e pós-graduados da UFF e de instituições estrangeiras parceiras. A ideia é receber alunos estrangeiros nas turmas, integrando-os com a instituição, além de oferecer disciplinas ministradas pelos nossos docentes e de instituições internacionais parceiras também”, destaca.

De acordo com a coordenadora de mobilidade e projetos da SRI Adriana Maciel, "o curso foi pensado a partir da ideia de integração de abordagens complementares, difundidas em diferentes cursos e pesquisas desenvolvidas nos níveis de graduação e pós-graduação na universidade. A estrutura foi configurada para permitir que os participantes tenham oportunidade de realizar seus estudos com flexibilidade, promovendo maior adaptação às suas possibilidades e aspirações individuais, sem prejuízo da qualidade acadêmica”.

O percurso curricular do Minor foi idealizado pensando na formação de cidadãos comprometidos socialmente, que sejam capazes de dialogar entre diferentes áreas do saber e, por consequência, na aplicação prática na construção de um mundo menos desigual”, coordenadoras do Minor em Desafios Globais.

O Minor em Desafios Globais tem um comitê gestor com representantes da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), docentes do curso e integrantes da Superintendência de Relações Internacionais, que também é responsável pelo gerenciamento da comissão e pelo trabalho de secretaria de curso. “O currículo é articulado organicamente entre si, com o tema central e com o eixo de formação desejado pelo aluno. Além disso, as disciplinas inseridas na proposta curricular serão oferecidas em língua estrangeira - inglês, espanhol e francês”, expõe Adriana.

A coordenadora explica que o aluno que se inscrever no Minor deverá cursar 240 horas de disciplinas obrigatórias livres de 30 ou 60 horas cada uma, que serão oferecidas na língua estrangeira em que o discente estiver habilitado. “O currículo que também tem 30 horas de atividades em língua estrangeira será oferecido pelo Centro de Línguas e Cultura, em parceria com o Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFF. Serão atividades de prática de idiomas no contexto acadêmico, como a produção de artigos e apresentação de trabalhos. As atividades também incluirão um programa de tutoria ao longo do curso. Os estudantes poderão se inscrever em uma ou mais atividades, conforme a proficiência linguística comprovada. Já para os participantes estrangeiros, as atividades serão oferecidas em língua portuguesa”.

Para a pró-reitora de graduação Alexandra Anastácio, o Minor em desafios globais envolve uma formação alinhada aos ODS da ONU através de um currículo flexível e inovador, com foco na transversalidade dos conteúdos disciplinares, utilizando grandes projetos de ensino como estratégia de qualificação e aprofundamento de temáticas. “Este curso se integra aos esforços da Prograd para promover o sucesso acadêmico. A internacionalização dos cursos amplia a formação do estudante não só nas questões regionais/nacionais, mas prepara o egresso para assumir posição de liderança em temáticas que impactam o mundo”.

Já a pró-reitora de pesquisa, pós-graduação e inovação Andrea Latgé reconhece que a criação do Minor é uma ação de vanguarda da UFF, por apresentar um novo modelo que valoriza a interdisciplinaridade dos saberes. “A proposta permite a integração de conteúdos e de docentes de diferentes programas de pós-graduação, seguindo uma visão mais moderna e dinâmica de oferecimento de conteúdos que se emaranham e se falam em diferentes níveis. Acredito que novos cursos Minors serão criados a partir de agora, envolvendo diferentes temáticas centrais, e permitirão o desenvolvimento de um ambiente científico para nossos alunos mais diverso e qualificado. Certamente, uma nova frente de aprendizado foi aberta na direção mais moderna da formação de recursos humanos”, comemora.

O curso, na avaliação da superintendente de relações internacionais, é a oportunidade de os discentes da universidade desenvolverem suas habilidades em língua estrangeira, em um curso oferecido internamente e discutindo temas globais relevantes. “O Minor é uma proposta inovadora de ação interna na nossa comunidade acadêmica. Seu corpo docente é composto por professores de diferentes áreas e departamentos que têm o tema da desigualdade como ponto de convergência entre suas pesquisas. A iniciativa também busca ampliar as oportunidades para acolhimento de alunos estrangeiros, proporcionando uma experiência multicultural na UFF”, afirma Lívia Reis.

As gestoras do curso ressaltam que ele é resultado de anos de trabalho em projetos de ampliação do acesso à língua estrangeira para os estudantes e da implementação de mais parcerias internacionais na instituição, sendo uma via que amplia as possibilidades de intercâmbio aos alunos da UFF. “Além disso, o percurso curricular do Minor foi idealizado pensando na formação de cidadãos comprometidos socialmente, que sejam capazes de dialogar entre diferentes áreas do saber e, por consequência, na aplicação prática na construção de um mundo menos desigual”, concluem.

Fonte: UFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.