terça-feira, 27 de julho de 2021

Lattes sai do ar por falha em servidor mas dados estão salvos, diz CNPq

Lattes sai do ar por falha em servidor mas dados estão salvos, diz CNPq


Giovanna Fantinato
27/07/2021

Imagem: Herivelto Batista/MCTIC/Divulgação

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) informou, nesta terça-feira (27), que o servidor utilizado para armazenar a plataforma Lattes "queimou". O problema foi notificado ontem (26), quando pesquisadores de todo o Brasil tentaram acessar o Lattes, mas sem sucesso. Nas redes sociais, o governo federal confirma a "indisponibilidade das plataformas". No entanto, não foi citada a possível perda de milhares de dados e produções científicas realizadas no Brasil.

Fonte: CNPq/Facebook

"O CNPq informa que segue em esforço conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para o restabelecimento dos sistemas após evento que causou a indisponibilidade das plataformas. A prioridade é restaurar o acesso aos currículos na Plataforma Lattes o mais rápido possível."

Ainda não há previsão para normalização do sistema.

Atualização (às 15h50, 27/07): Em novo comunicado divulgado nesta tarde, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico afirmou que o problema responsável pela falha já foi detectado e está sendo corrigido. Também não houve perda de dados da Plataforma Lattes. "O CNPq já dispõe de novos equipamentos de TI e a migração dos dados foi iniciada antes do ocorrido. Independentemente dessa migração, existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento dos sistemas". Além disso, o pagamento das bolsas não será afetado.

Fontes: Fórum

Fonte: Tecmundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.