segunda-feira, 5 de julho de 2021

No Brasil, 5 cientistas estão entre os mil mais influentes no mundo

No Brasil, 5 cientistas estão entre os mil mais influentes no mundo

Vanessa Casalino, TV Brasil - São Paulo
05/07/2021 

Imagine uma lista com os mil cientistas mais influentes do mundo, que estudam mudanças climáticas. A agência de notícias Reuters fez esse ranking. E cinco pesquisadores de instituições brasileiras estão nele. O engenheiro Roberto Schaeffer é um deles. O cientista atua no programa de planejamento energético da Universidade Federal do Rio de Janeiro e tem pós-doutorado em energia nos Estados Unidos.

Roberto Schaeffer nem imaginava, mas a escolha o levaria aos estudos de mudanças climáticas, aqui no Brasil.

“Lá eu começo a criar um grupo na área de energia que cada vez mais começa a olhar a questão de mudança climática. E ao longo desses 25 anos a gente criou sob a minha coordenação talvez o grupo mais importante no Brasil, seguramente, o mais importante na América Latina também, na área de mitigação de mudanças climáticas, o que fazer pra lidar com as mudanças climáticas, um pouco essa minha carreira de sair de uma engenharia elétrica, ir pra área de energia e ao longo do caminho lidar com a questão energética mas a ambiental em particular.”

Outro nome que aparece na lista da Reuters é o do peruano José Antonio Marengo, que escolheu atuar aqui no Brasil. O cientista é também coordenador-geral de pesquisa e desenvolvimento no Cemaden, o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, que já conhecemos do dia a dia. Pesquisa a Amazônia, mudanças climáticas e, com isso, José Antonio Marengo ajuda a salvar vidas.

“ Nós trabalhamos aqui no monitoramento e prevenção de riscos de desastres naturais. Desastres de origem hidro meteorológico, por exemplo, excesso de chuvas que podem dar lugar a enxurradas, deslizamentos de terra, enchentes, que são aquelas que matam mais pessoas durante o verão, também no longo prazo com secas. Infelizmente nós não podemos reduzir o número de fatalidades a zero, mas tem reduzido bastante.”

Entre os critérios para fazer parte dessa lista dos mil cientistas mais influentes do mundo estão a quantidade e a qualidade de artigos científicos publicados e a frequência com que são citados por colegas cientistas e também pela imprensa. José Antônio Marengo destaca a importância de aproximar a ciência da população em geral e destaca que além de publicar livros e artigos, a gente também divulga isso em notícias, jornais, revistas, como Galileu, a Revista da Fapesp. “ Então todas as informações que geramos, tentamos popularizar pra que não fique como um livro na estante, mas sim algo que a população, que particularmente os tomadores de decisão possam ter acesso pra poder definir ações de governo.”

Os dados para montar a lista da Reuters são extraídos de um portal de pesquisa acadêmica de uma empresa de tecnologia britânica. Um banco que contém centenas de milhares de artigos relacionados à ciência do clima, publicados por milhares de estudiosos.

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.