quarta-feira, 7 de julho de 2021

Pesquisa aponta que borboletas são mais coloridas em áreas preservadas

Pesquisa aponta que borboletas são mais coloridas em áreas preservadas

Luísa Câmara estagiária da Rádio Nacional - Brasília, com supervisão de Nadia Faggiani,
24/06/2021 

Uma pesquisa feita na Floresta Amazônica constatou que borboletas são menos coloridas em áreas recentemente desmatadas, em comparação aos ambientes que não sofrem alterações humanas. O estudo foi realizado em parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal, da Universidade Federal de Pelotas, Programa de Pós-Graduação em Ecologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Centro para a Ecologia e Conservação da Universidade de Exeter no Reino Unido.

De acordo com as constatações, a composição colorida das borboletas acompanha as características do habitat, isso porque as borboletas são organismos sensíveis a mudanças ambientais repentinas.

Os pesquisadores repararam também que, em locais recentemente desmatados, a cor das borboletas era parda ou acinzentada, comparada à tonalidade da floresta não desmatada, que apresentava uma riqueza em cores: tons azuis, brilhantes, transparentes, vermelhos e alaranjados nas asas.

O professor e pesquisador da Universidade Federal de Pelotas, Cristiano Agra, explica que o impacto do desmatamento nos ecossistemas é gigantesco. Os cientistas analisaram as cores nas asas de 60 espécies de borboletas encontradas em diferentes pontos da mata com impactos humanos distintos para a classificação.
Edição: Nadia Faggiani/ Beatriz Arcoverde

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.