quinta-feira, 8 de julho de 2021

PULE Recebe Premiação do International Green Gown Awards 2021

PULE Recebe Premiação do International Green Gown Awards 2021


SCS
08 JUL 2021



O Programa de Universalização em Línguas Estrangeiras (PULE) da Universidade Federal Fluminense (UFF), na última quarta-feira (7), recebeu uma menção honrosa no International Green Gown Awards 2021. O Programa concorreu na categoria “Ensino para o Futuro” junto a 50 outras iniciativas de 23 países diferentes. A Premiação foi promovida pela Aliança pela Liderança Sustentável na Educação (EAUC) em parceria com a Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Association of Commonwealth Universities (ACU), Agence Universitaire de la Francophonie (AUF) e pela Associação Internacional de Universidades (IAU). O prêmio é o maior reconhecimento internacional de boas práticas sustentáveis nos contextos educacionais, apresentando iniciativas de excelência que conversam com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

“O recebimento desta menção reforça a excelência dos nossos programas de internacionalização e o quanto avançamos. Tem sido uma prioridade nossa fortalecer a visibilidade e as relações externas da nossa universidade. Esta é uma conquista coletiva que precisa ser reconhecida como tal sob a liderança da equipe da Superintendência de Relações Internacionais-SRI e realizada pelos docentes, estudantes e técnicos administrativos do Instituto de Letras com dedicação, profissionalismo e comprometimento. Também quero agradecer os setores administrativos da UFF que dão apoio na retaguarda aos projetos de excelência desta natureza.” Comemora o reitor da UFF, prof. Antonio Claudio Lucas Da Nobrega.

“Ter sido um dos programas selecionados, para nós é um grande prêmio, é o reconhecimento de um trabalho que vem sendo realizado há 10 anos. Um projeto sério de inclusão, no qual a gente enxerga o ensino da língua estrangeira como instrumento de cidadania e não somente como um aspecto de como é legal falar língua estrangeira, não é isso, mas como a língua estrangeira faz parte do ensino global do cidadão.” celebra a Superintendente de Relações Internacionais da UFF, profª Lívia Reis.

A cerimônia de entrega aconteceu de forma virtual no Fórum Político de Alto Nível da ONU. Nesta edição, o PULE concorreu com outras treze iniciativas de doze países na categoria Aprendizado e Habilidades para a Próxima Geração (Next Generation Learning and Skills). A menção honrosa foi conferida a quatro instituições e, para a UFF, foram salientados pelos júri o aprendizado entre pares (ao que os alunos-instrutores aprendem e praticam docência com os demais alunos) e o fomento pelo acesso ao ensino de línguas de forma gratuita, reduzindo desigualdades. Também foi destaque a possibilidade de adoção do Programa por universidades de qualquer tamanho, por ser de estruturação e execução simples.

“Esta menção honrosa mostra que estamos no caminho certo. É o reconhecimento pelo trabalho criativo e inovador voltado para a construção de uma sociedade menos desigual. São marcas que a UFF teima em manter mesmo nos tempos sombrios que estamos vivendo.” afirma a profª Kátia Modesto Valério, professora Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e Coordenadora de Inglês do PULE/Niterói.

“O PULE ter sido finalista no prêmio é um grande reconhecimento para nós, de um trabalho no qual dedicamos continuamente muita energia. É um orgulho não só institucionalmente, mas também para nossos alunos, instrutores, coordenadores, e todos que tornam esse projeto possível.” celebra Adriana Maciel, Coordenadora de Projetos da SRI.



O Programa de Universalização em Línguas Estrangeiras (PULE)

O PULE é um programa ligado à Superintendência de Relações Internacionais em parceria com o Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, do Instituto de Letras. Seu objetivo é possibilitar aos alunos dos cursos de graduação da UFF a oportunidade de aprendizagem de línguas estrangeiras, gratuitamente, no sentido de agregar valor à formação acadêmica e profissional do estudante e contribuir com sua inserção no processo de internacionalização da Universidade.

Fonte: UFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.