Pesquisa vai reproduzir células para estudar sintomas da covid
Estudo vai usar método de reprogramação celular
Nelson Lin* - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo
13/08/2021
Pesquisadoras da plataforma científica Pasteur-USP vão reproduzir células do sistema nervoso humano a partir de células-tronco e infectá-las com o coronavírus para estudar alguns dos sintomas causados pela covid-19, como perda de paladar, olfato, dores de cabeça e em alguns casos mais graves, até a demência.
A coordenadora da pesquisa Patrícia Beltrão Braga explicou que o método chamado de reprogramação celular foi desenvolvido em 2007 pelo cientista japonês Shiniya Yamanaka para desenvolver qualquer tipo de célula a partir de células tronco.
Na pesquisa dela, as células tronco são retiradas de dentes de leite e depois sofrem um processo de diferenciação para se transformarem em células do sistema nervoso e posteriormente, num processo controlado em um laboratório de biossegurança nível 3, elas são infectadas com o coronavírus.
Patrícia Beltrão explicou a importância de entender a forma como o coronavírus atinge as células cerebrais.
Com esse método, o grupo de pesquisadoras já desvendou a relação do zika vírus com a microcefalia em 2016 e também testou drogas que pudessem combater essa doença. A expectativa é que depois de descobrir como a covid-19 afeta o cérebro, sejam testados alguns medicamentos em laboratório para combater o vírus.
A pesquisa começou recentemente e a previsão é que as primeiras observações possam ser divulgadas daqui a seis meses e um estudo seja publicado em um ano.
* Com produção de Michelle Moreira.
Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista
Fonte: EBC
Comentários
Postar um comentário
Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.