terça-feira, 3 de agosto de 2021

Pesquisadores da UFPR transformam lixo em energia elétrica

Pesquisadores da UFPR transformam lixo em energia elétrica


Beatriz Evaristo - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
02/08/2021

Reduzir, reutilizar, reciclar. Os três Rs da sustentabilidade. Resultados alcançados por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná mostraram que é possível transformar lixo em energia elétrica, e muito mais, usando microalgas no processo.

O professor André Mariano, do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Energia Autossustentável, explica como funciona esse novo método de tratamento de resíduos. "O lixo é incinerado gerando energia e as emissões são tratadas pelas microalgas".

Para colocar em prática essa nova forma de fazer a gestão adequada dos resíduos sólidos, André Bellin Mariano conta como foi pensada a logística do transporte do lixo. O material não precisaria mais ser levado por longas distâncias até um aterro sanitário.

Com essa nova tecnologia, 100 quilos de lixo são reduzidos a cinco quilos de cinzas. Esse material pode ser usado como agregado de concreto ou mistura para asfalto. De acordo com o cientista André Mariano, as microalgas também podem virar novos produtos no final do processo.

A pesquisa continua para aumentar a eficiência do processo. O novo método de tratamento de resíduos já foi patenteado. Uma empresa licenciou essa nova tecnologia que já está pronta pra ser comercializada.
Edição: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.