segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Pesquisadores desenvolvem ferramentas para analisar queimadas

Pesquisadores desenvolvem ferramentas para analisar queimadas


Bianca Paiva - Repórter da Rádio Nacional* - Brasília
05/08/2021

Pesquisadores da universidade de Nanjing, na China, com a colaboração do pesquisador brasileiro Ricardo Dal’Agnol, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, estão combinando ferramentas que possibilitem obter, em tempo real, dados mais amplos sobre as mudanças nas florestas causadas pelos incêndios.

E esse estudo pode ajudar a compreender os impactos das queimadas na Amazônia e auxiliar autoridades a tomar as melhores medidas para recuperar e preservar a floresta.

Um dos instrumentos usados é o VOD – da sigla em inglês Vegetation Optical Depth, que usa dados de radar e informações de satélites ópticos para mostrar a quantidade de água na vegetação. Esta é a primeira vez que o VOD foi utilizado para avaliar a atuação do fogo na floresta. Ricardo Dal’Agnol explica que a ferramenta permite monitorar as florestas ao longo do tempo.

A pesquisa foi realizada entre os meses de julho e outubro de 2019. Na época, a Amazônia registrou um dos mais altos números de queimadas, com 89.176 focos de incêndio em 12 meses, segundo o Inpe.

A conclusão do estudo aponta para uma melhor compreensão do impacto do fogo na dinâmica da vegetação e contribui com avaliações regionais e globais de emissões de carbono.
*Reportagem de Maíra Heinen
Edição: Nádia Faggiani / GT Passos

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.