sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Brasil terá o 1º laboratório de baterias para carros elétricos da AL

Brasil terá o 1º laboratório de baterias para carros elétricos da AL


Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
31/08/2021

O Brasil vai instalar o primeiro laboratório para ensaios de baterias para carros elétricos da América Latina. O protocolo para execução do projeto foi assinado na tarde desta terça-feira (31) entre o Inmetro, a PUC do Rio Grande do Sul, e o organismo de certificação de produtos PCN, da Coreia do Sul.

O laboratório vai ser instalado no Campus de Inovação e Metrologia do Inmetro — um parque tecnológico em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, que abriga 57 laboratórios de alta tecnologia.

Para o presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson, a instalação do laboratório para ensaios de baterias para carros elétricos no país vai permitir que o Brasil avance mais rapidamente no desenvolvimento de veículos mais econômicos e sustentáveis. Segundo ele, o desenvolvimento da bateria é crucial para garantir segurança e desempenho para os carros elétricos.

O presidente do Inmetro também ressaltou que dentro de 15 anos, mais de 60% da frota brasileira será de veículos elétricos ou híbridos.

A tendência, segundo Marcos Heleno Guerson, é de que os preços fiquem mais acessíveis, na medida em que a tecnologia se desenvolve. Para ele, a necessidade de energias mais renováveis em todo o mundo também impulsiona para que o Brasil tenha expertise nesse tipo de produto mais rapidamente.

O laboratório para ensaios de baterias para carros elétricos deve entrar em operação em 2023.

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.