sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Estudo encontra vírus similares ao da Covid-19 e sugere origem da doença

Estudo encontra vírus similares ao da Covid-19 e sugere origem da doença


Tamires Ferreira
01/10/2021

Um estudo recente descobriu três vírus em morcegos do Laos, na Ásia, muito semelhantes ao SARS-CoV-2, responsável pelo novo coronavírus. Segundo os pesquisadores, além da grande similaridade, foi observado que parte do código genético dos agentes sugere que o vírus da Covid-19 tem uma origem natural, o que refuta a suspeita de que a doença tenha sido criada em laboratório.

De acordo com informações da CNN, que divulgou a pesquisa, no entanto, apesar da descoberta poder desvendar o mistério de origem da doença que causou uma pandemia, isso também significa que existem outros vírus com potencial para infectar as pessoas.

Estudo encontra vírus similares a Covid-19 e sugere origem da doença. Imagem: jekjob/Shutterstock

Métodos para a descoberta
A equipe de cientistas, formada pelo virologista do Instituto Pasteur, em Paris, Marc Eloit, e seus colegas na França e no Laos, analisou saliva, fezes e urina de 645 morcegos em cavernas no norte do país asiático.

Em três dos morcegos avaliados, mais especificamente a espécie ferradura (Rhinolophus), a semelhança com o vírus da Covid-19 foi de 95%, a qual eles chamaram de BANAL-52, BANAL-103 e BANAL-236. O índice de semelhança é um dos maiores encontrado até agora e preocupa especialistas, já que indica que os microrganismos têm o mesmo potencial para se ligar em células humanas.

“Quando o SARS-CoV-2 foi sequenciado pela primeira vez, o domínio de ligação ao receptor não se parecia com nada que tínhamos visto antes”, disse Edward Holmes, virologista da Universidade de Sydney, na Austrália, à Nature Magazine.

“Isso fez com que algumas pessoas especulassem que o vírus havia sido criado em um laboratório. Mas os vírus do Laos confirmam que essas partes do SARS-CoV-2 existem na natureza”, explicou o cientista. “Estou mais convencido do que nunca de que o SARS-CoV-2 tem uma origem natural”, acrescentou ainda Linfa Wang, virologista da Duke – NUS Medical School em Cingapura, para a mesma publicação.

Segundo a bióloga evolucionista na Wildlife Conservation Society Vietnam, em Hanói, à Nature Magazine, junto com os vírus também descobertos na Tailândia, Camboja e Yunnan, o estudo demonstrou que o sudeste da Ásia é um “hotspot de diversidade para vírus relacionados ao SARS-CoV-2”.

Para desenvolver e aprofundar ainda mais a pesquisa, a equipe passou a testar a patogenicidade dos vírus cultivando um deles, o BANAL-236, em células humanas em laboratório. No entanto, o grupo ressalta que mais estudo serão necessários para entender algumas diferenças e viabilidade do vírus em determinados locais, como entender como um progenitor do vírus pode ter viajado para Wuhan, na China central, onde os primeiros casos conhecidos de Covid-19 foram identificados.

O estudo foi publicado na Research Square e os resultados ainda serão revisados.

Outros parentes do SARS-CoV-2 da Covid-19
No ano passado, um outro parente do coronavírus também foi descoberto. Chamado de RaTG13, ele foi encontrado em morcegos em Yunnan, na China e apresentou 96,1% de semelhança com o SARS-CoV-2. Os pesquisadores acreditam que os dois vírus provavelmente compartilharam um ancestral comum há pelo menos 40-70 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.