quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Novo mapa revela quantidade de carbono nos solos do Brasil

Novo mapa revela quantidade de carbono nos solos do Brasil


Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
27/10/2021

A quantidade e a distribuição de carbono nos solos de todas as regiões do Brasil estão registradas em um novo mapa, lançado nesta quarta-feira (27). Esse carbono é o mesmo gás que ao ser lançado no ar acelera o aquecimento global. O levantamento deve ajudar na elaboração de políticas públicas agrícolas com baixa emissão de gases que contribuem para agravar o efeito estufa.

Os mapas de estoque de carbono orgânico são um projeto do PronaSolos, Programa Nacional de Levantamento e Interpretação de Solos no Brasil. A informação ajuda a definir as melhores técnicas de uso do solo, para garantir que a substância permaneça na terra e não vá para o ar.

A coordenadora do Comitê Executivo do PronaSolos, Maria de Lourdes Mendonça, explica que quanto maior o conteúdo de matéria orgânica no solo, maior a capacidade de sequestrar o carbono. A degradação do solo tem impactos produtivos e ambientais.

Segundo ela, os mapas já são utilizados nos programas ABC+, que estimulam a produção agrícola de baixo carbono, e podem ser usados também para gerar créditos de carbono para os agricultores.

O secretário adjunto de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, do Ministério da Agricultura, Cleber Soares, destacou a importância do tema sustentabilidade e lembrou a proximidade da COP 26, que acontece no fim deste mês.

O novo mapa é uma atualização da edição de 2017. Na versão original ele trazia informações sobre carbono na profundidade de 30 centímetros. Agora, chegam a dois metros nos mapas de maior resolução. Eles foram elaborados reunindo dados de solo, relevo, vegetação e clima.
Edição: Paula de Castro Ribeiro / Guilherme Strozi

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.