segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Pesquisadores da Unesp criam biomaterial para incontinência urinária

Pesquisadores da Unesp criam biomaterial para incontinência urinária

Beatriz Evaristo - Repórter da RádioNacional - Brasília
25/10/2021

Mulheres que desenvolvem diabetes na gestação podem sofrer com a incontinência urinária. Para resolver isso, pesquisadores da Universidade Estadual Paulista desenvolveram uma nova tecnologia que ajuda a regenerar a musculatura da região pélvica. A cientista Juliana Floriano iniciou os estudos ainda no doutorado, que resultou em um dispositivo de látex e células-tronco.

Nos testes em animais, o biomaterial apresentou bons resultados. Além de ser mais econômico, o dispositivo deve ser uma opção de tratamento seguro, eficiente e confortável, como explica a pesquisadora Juliana Floriano: "Em se tratando de mulheres com diabetes gestacional, o tratamento aumenta a qualidade de vida destas pessoas".

Juliana Floriano acredita que essa inovação deve ter um impacto direto na vida familiar, profissional e financeira das mulheres que sofrem com a incontinência urinária.

O estudo contou com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e com o apoio da Agência de Inovação da Unifesp.

O próximo passo é realizar os testes em humanos. O grupo está aberto a parcerias para dar continuidade ao desenvolvimento dessa nova terapia contra incontinência urinária.
Edição: Beatriz Arcoverde

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.