segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Universidade Federal de Pernambuco cria produto que combate cárie

Universidade Federal de Pernambuco cria produto que combate cárie


Beatriz Evaristo - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
18/10/2021

A cárie é uma deterioração no dente causada por bactérias. Para dar um jeito nisso, os dentistas costumam usar a broca. Mas o barulho desse motorzinho pode estar com os dias contados. Um estudo da Universidade Federal de Pernambuco resultou em uma fórmula composta por nanopartículas de prata para resolver o problema das cáries sem anestesia e sem dor.

De acordo com o pesquisador André Galembeck, a ação antimicrobiana do material já era conhecida e o grupo de pesquisa levou esse conhecimento para a área odontológica.

Basta passar o produto no dente afetado para conter a ação das bactérias. O pesquisador André Galembeck explica que a nova tecnologia vai reduzir o tempo de atendimento e o custo do tratamento.

A equipe trabalha com a aplicação de nanopartículas de prata em tratamento odontológico desde 2011. Os ensaios clínicos envolveram um grupo de mais de 2.000 crianças. O novo produto também pode ser combinado com o tratamento convencional de forma complementar. No caso de dentes permanentes, os pesquisadores esperam resultados tão bons quanto os obtidos nos dentes de leite.
Edição: Leila Santos / Beatriz Arcoverde*

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.