Empresa transforma resíduos plásticos em petróleo
Kaique Lima
07/11/2021
A fabricante de produtos químicos e peças de aeronaves Honeywell desenvolveu um mecanismo inovador para transformar resíduos plásticos em petróleo de alta qualidade. Segundo a empresa, o material foi obtido a partir de resíduos plásticos de baixa qualidade e pode alimentar uma refinaria.
Agora, a empresa está trabalhando em uma parceria com a empresa espanhola Sacyr SA para expandir o processo, que foi chamado de Upcycle. O objetivo é construir uma instalação capaz de transformar 30.000 toneladas de resíduo plástico em petróleo por ano.
Segundo a empresa, o processo tem o potencial de aumentar significativamente a quantidade de resíduos plásticos que podem ser reciclados em até 90%. O esforço é um dos muitos da indústria que busca tornar a reciclagem viável e lucrativa em escala industrial.
A Honeywell já tem um know-how de bastante tempo na reciclagem de resíduos plásticos, mas os planos de expansão de reaproveitamento de materiais são bastante ousados. Hoje, apenas 2% dos resíduos plásticos são reciclados e transformados em materiais reutilizáveis.
Para se ter uma ideia, em torno de 50% dos resíduos são incinerados ou despejados em aterros sanitários. Porém, o que mais choca é que 30% desse lixo acaba caindo no oceano ou em outros cursos
d’água.
Parar de usar plástico é uma opção?
Cerca de 30% dos resíduos plásticos mal descartados acabam nos oceanos. Imagem: chaiyapruek youprasert/Shutterstock
Por isso, é urgente encontrar uma forma de reciclar os resíduos plásticos, já que não se vislumbra um cenário em que a dependência humana de plástico diminua. Esse material desempenha funções importantes na sociedade, como a expansão da vida útil de alimentos, por exemplo.
Segundo o CEO da Honeywell, Vimal Kapur, o baixo índice de reciclagem de resíduos plásticos se dá porque não é todo tipo de plástico que pode ser reciclado. Sendo assim, um dos objetivos do UpCycle é de ampliar a gama de plásticos que podem ser reciclados.
“O UpCycle revolucionará a economia do plástico e desempenhará um papel crítico na melhoria da sustentabilidade de muitos dos produtos que usamos diariamente”, declarou o executivo em um comunicado à imprensa.
Via: Futurism
Fonte: OlharDigital
Comentários
Postar um comentário
Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.