sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Alunos da UFF de Volta Redonda criam podcast para falar sobre ciência sem estereótipos

Alunos da UFF de Volta Redonda criam podcast para falar sobre ciência sem estereótipos



SCS
09 DEZ 2021

Os alunos Pedro Henrique Raposa Moreira e Emanuelle Alcantara Malvão de Souza, do curso de Licenciatura em Química da UFF de Volta Redonda, são os editores e apresentadores do podcast "Prazer, Ciência!" (https://linktree.com.br/new/prazer.ciencia), através do qual contam a história de mulheres cientistas e debatem questões científicas relativas à pandemia da Covid-19.

Sob a orientação da professora do Departamento de Química da UFF de Volta Redonda, Natany Assai, a iniciativa surgiu com o objetivo de divulgar o projeto Licenciaturas, enquanto Pedro cursava a disciplina História da Química. "Notei que pouco se discutia sobre a participação das mulheres na história da ciência, inclusive nas mídias digitais. Quando se pensa em cientista, vem à mente a figura estereotipada, machista e eurocêntrica do homem branco de jaleco. Entretanto, sabemos que existiram inúmeras mulheres cientistas não europeias na história, como Tapputi, a primeira química do mundo, e Merit Ptah, a primeira médica noticiada na história", explica.

O aluno explica que o podcast se divide em duas frentes: o "Lado A", voltado à presença feminina na história da ciência, e o "Lado B", que surgiu a partir de uma pesquisa da aluna Emanuelle sobre a Química - e a ciência em geral - envolvida na pandemia da Covid-19. "Estamos passando por um período em que muito se nega a ciência, então decidimos ampliar a discussão para assuntos importantes, como o porquê do uso do álcool para a prevenção da Covid e outros tópicos relativos à vacinação. Tudo isso com o auxílio de convidados e convidadas que atuam diretamente nessas áreas".

O podcast "Prazer, Ciência!" está disponível em diversas plataformas de streaming, que podem ser acessadas através deste link (https://linktree.com.br/new/prazer.ciencia). "Esse trabalho de divulgação científica expandiu nossos conhecimentos para além da grade curricular, sem contar no desenvolvimento das habilidades de comunicação, que são essenciais na nossa formação enquanto professores", conclui Pedro.

Fonte: UFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.