sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Estudante da UFF ganha prêmio na área de tecnologia social

Estudante da UFF ganha prêmio na área de tecnologia social


SCS
10 DEZ 2021

Foto da estudante Karina Katrim na sua colação de grau

Ontem, dia 09 de dezembro, a estudante do curso de Engenharia Mecânica da UFF, Karina Karim, ganhou o prêmio Women That Build - Brazil, na categoria Rising Star. A premiação, concedida pela Globant Awards, visa reconhecer mulheres cientistas e apoiar iniciativas na área de tecnologia que geram um impacto positivo na sociedade.

A conquista da estudante é fruto de um projeto de tecnologia social muito inovador, o ORISAT. Inspirado em saberes ancestrais, este nano satélite objetiva monitorar a meteorologia e contribuir com o cultivo em hortas urbanas em comunidades tradicionais e periféricas. A iniciativa integra a Oficina de Inovação e Ancestralidade (OIA), em que Karina é co-fundadora e, juntamente com outras cientistas, Thaís da Silva, Thalita Lopes e professora Fabiana Leta, busca estimular a inserção, permanência e desenvolvimento de jovens mulheres negras em áreas tecnológicas. O OIA surgiu através do Programa de Educação Tutorial em Engenharia Mecânica da UFF, o PETMEC, direcionado a alunos do curso de graduação em questão.

Para Karim, a premiação no Globlant Awards é muito representativa. “Fico muito honrada e feliz de poder, nesse momento, levar comigo a esse lugar de destaque a tantas meninas e mulheres negras que atuam em tecnologia, seja ela tecnologia ancestral, do dia a dia ou de ponta. Tecnologia vai muito além de um produto, é sobre finalidade, aplicação, capacidade de resolver uma demanda de forma assertiva. E nós, mulheres negras, já nascemos tendo que desenvolver a capacidade de solucionar problemas de forma assertiva para viver, e muitas vezes sobreviver, num mundo que não foi projetado para e por nós. O ORISAT é feito para ampliar a discussão sobre o futuro da tecnologia, fazer chegar em todos os cantos, aguçar o pensamento crítico e nos inserir na pauta, tanto quanto ela deve ser inserida em nossa rotina. Meu coração se alegra em dizer que hoje a parcela do Brasil que é diariamente invisibilizada ganhou junto comigo esse reconhecimento global por fazer tecnologia!”

Karina também já foi destaque em outras premiações com repercussão internacional. O Neil Armstrong Best Design Award, concedido pela NASA, foi um deles. No ano 2018, a estudante foi premiada em virtude do desenvolvimento, em equipe, de um protótipo de veículo de exploração espacial de baixo custo para melhorar o dia a dia na Terra e no espaço.

Parabéns, Karina, pela sua trajetória acadêmica e profissional.

Fonte: UFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.