quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Sistemas agroflorestais auxiliam a recuperação do semiárido

Sistemas agroflorestais auxiliam a recuperação do semiárido


Daniella Longuinho* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
16/12/2021


Produtores do semiárido recuperaram áreas degradadas e aumentaram a produtividade em pequenas propriedades com adubação orgânica. Os experimentos realizados ao longo de cinco anos em municípios do Ceará, por pesquisadores da Embrapa, contaram com técnicas simples e de baixo custo.

O analista da Embrapa Eden Fernandes explica que nessas áreas foram criados sistemas agroflorestais, que são a combinação de árvores com cultivos agrícolas e/ou a criação de animais na mesma área. Esses sistemas protegem o solo mantendo a sua cobertura com material orgânico.

O pesquisador Eden Fernandes destacou o desmatamento e a pecuária extensiva como as principais causas de degradação do solo no semiárido brasileiro.

A biodiversidade de plantas que são fontes de adubos orgânicos também favorece a cobertura da matéria orgânica sobre o solo, que ajuda na retenção de água, explica Fernandes.

A agricultora Regina Sousa tem uma pequena propriedade rural no município de Sobral e participou do projeto da Embrapa. O resultado foi a recuperação das margens de riachos da localidade e agora ela conta com cisterna, já tem plantações de frutíferas e água para os animais.

Já na propriedade do agricultor Francisco de Assis Rodrigues, em Irauçuba, uma área de 4 mil metros quadrados foi cercada pelo projeto e está em fase de recuperação da fertilidade com adubos verdes, com plantas como Sabiá, Jurema e Leucena.

Segundo o representante da Embrapa, as técnicas desse processo de pesquisa e inovação podem ser aplicadas em outros territórios do semiárido com apoio de políticas públicas.

*Com produção de Renato Lima
Edição: Raquel Mariano / GT Passos

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.