terça-feira, 7 de dezembro de 2021

USP desenvolve máquina que utiliza etanol para extrair óleos

USP desenvolve máquina que utiliza etanol para extrair óleos


Dayana Vitor - Repórter Rádio Nacional - Brasíia
04/12/2021

Você sabia que o óleo que usamos para preparar nossas refeições é obtido por um processo que usa um solvente à base de petróleo, o hexano? A substância em temperatura ambiente é misturada ao produto que se deseja extrair o óleo. Esse processo é seguro e autorizado pela Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Mas para contribuir com a preservação do meio ambiente e para evitar qualquer risco de contaminação do óleo de cozinha, a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP, Universidade de São Paulo, em Pirassununga, desenvolveu um equipamento que deixa de lado o solvente à base de petróleo e o substitui pelo etanol, ou seja, a cana-de-açúcar, que é produto natural e renovável.

A professora Alessandra Lopes, dá detalhes desse processo.

O método que utiliza o hexano para obter o óleo de alimentos como soja, milho e girassol é seguro para a saúde, segundo o gastroenrologista, Marcos Pontes.

O equipamento desenvolvido pela USP ainda está em fase de testes. Os pesquisadores já conseguiram extrair óleos de soja, girassol, caroço de pequi e castanha-do-brasil. Os próximos passos do laboratório envolvem a realização da avaliação econômica do equipamento e o estudo contínuo do aumento da escala de produção.
Edição: Sheily Noleto / Alessandra Esteves

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.