quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Professoras da UFF lançam livro sobre as mulheres na ciência

Professoras da UFF lançam livro sobre as mulheres na ciência


SCS
05 JAN 2022

Em novembro de 2021, foi publicado o livro “Mulheres e Ciência: trajetórias de cientistas”, sob a organização das professoras Cecília de Souza Fernandez, do Instituto de Matemática e Estatística, e Ismênia de Lima Martins, professora emérita do Departamento de História da UFF. O objetivo da obra é apresentar a trajetória de diversas mulheres cientistas e discutir as desigualdades de gênero da nossa sociedade, que ainda impõem sobrecargas extras às mulheres que se dedicam ao fazer científico.
Segundo a professora Ismênia, que afirma sempre ter trabalhado com a história das mulheres, a obra conta com um artigo de sua autoria sobre a trajetória e a profissionalização da doutora Alzira Reis, uma das primeiras médicas brasileiras, além de dez depoimentos de cientistas e um artigo final da professora da Faculdade de Economia da UFF, Hildete Pereira de Melo. “Muito além das trajetórias, o livro aborda a assimetria de poderes entre homens e mulheres no caminho da profissionalização da prática científica no Brasil”, destaca.
A iniciativa do livro surgiu a partir do primeiro evento realizado no Brasil que reuniu mulheres atuantes em pesquisa de diferentes áreas do conhecimento, o “Mulher e Ciência no Estado do Rio de Janeiro: Desafios e Conquistas“, que ocorreu no Instituto Nacional de Câncer (Inca) em 2014 e foi coordenado pela professora Cecília, além das pesquisadoras Teresa de Souza Fernandez Seixas (INCA) e Cintia Barros Santos Rebouças (UERJ). O evento, que reúne cientistas de diversas áreas do conhecimento que também são mães, já teve quatro edições e vem sendo realizado a cada dois anos.
Eventos e publicações como essas são parte essencial do nosso caminho enquanto sociedade rumo à igualdade de gênero. Nesse sentido, a docente Ismênia ressalta que as mudanças na legislação, como a Lei Maria da Penha, a Lei do Feminicídio (Lei 13.104/2015) e a recente conquista das mulheres de registrarem as licenças maternidades no currículo Lattes são mudanças que vieram a partir da militância e da discussão acadêmica. “Temos ainda outras importantes frentes de luta, como as relativas à desigualdade de salários e oportunidades na iniciativa privada e às dificuldades de acesso e visibilidade das mulheres negras nas ciências”, afirma.

Para Cecilia, a publicação é de extrema importância, pois, ao apresentar o relato de cientistas de diversas áreas do conhecimento, com os desafios por elas encontrados e as conquistas obtidas ao longo de suas trajetórias acadêmico-científicas, tem o poder de incentivar outras mulheres. “O livro mostra para as jovens alunas que é possível seguir uma carreira como pesquisadora”, conclui.

Fonte: UFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas postagem é previamente analisada antes de ser publicada.